Na cidade

Já sabemos quando chega a chuva — e vai atingir quase todo o País

A partir de terça-feira chove na generalidade do território mas a boa notícia é que as temperaturas começam a subir.
O tempo vai mudar.

No primeiro fim de semana de novo confinamento geral em Portugal, o tempo continua frio e seco um pouco por todo o País — este domingo, 17 de janeiro, e também segunda-feira, há ainda vários distritos do interior, além de Aveiro e Braga no litoral, com aviso amarelo por persistência de temperaturas mínimas muito baixas.

Parece que estamos com frio muito mais forte do que é hábito desde a época pré-Natal, é a sensação que dá e não está longe da realidade: o próprio Instituto Português do Mar e da Atmosfera já fez uma análise que concluiu que Portugal está a viver uma época prolongada de frio mais acentuado do que o comum, há já várias semanas.

Mas, segundo o IPMA, isto vai mudar. A chuva, prevista para quarta-feira, chega afinal na terça, dia 19, e traz um aumento, ainda que ligeiro ao início, das temperaturas. Nesse dia, chove em praticamente todo o território do continente, à exceção do Alentejo interior e do sul. No resto da semana, a chuva deverá continuar por tempo indeterminado e a subida constante e progressiva das temperaturas vai levar a mínimas bem mais confortáveis: como a de 13 graus, prevista para Lisboa já para quarta-feira, quando a capital tem estado sempre a oscilar entre os zero e três graus de mínima nos últimos dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT