Na cidade

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios AHRESP de 2024

A lista é composta por espaços de todo o País, incluindo as ilhas, e pretende valorizar a restauração, a hotelaria e o turismo.
Conheça a lista completa.

Há oito anos que a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realiza uma gala de prémios para distinguir o melhor que se faz em Portugal no que diz respeito à restauração, alojamento e promoção turística — no fundo, os três grandes pilares da organização. Esta sexta-feira, 21 de junho, foram anunciados os vencedores de cada categoria, numa cerimónia que aconteceu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Durante três meses, os membros da associação percorreram o País inteiro para descobrir os projetos que reúnem as características fundamentais para serem candidatos oficiais aos galardões. Após terem sido anunciados os finalistas em cada categoria, abriram as votações ao público, que elegeu os vencedores..

O Solar dos Presuntos levou para casa o galardão de Melhor Restaurante, enquanto a Herdade da Malhadinha Nova foi escolhida como Melhor Alojamento Turístico. O prémio de Embaixador Gastronómico foi entregue a Lídia Brás, do restaurante Stramuntana. O último galardão foi atribuído à personalidade que mais se destacou na área do turismo durante a sua carreira profissional e D. Jorge Ortiga, o antigo arcebispo de Braga.

“Homem do clero, mas também homem de coração da cidade, foi sempre proativo e dinâmico, em constante procura de oportunidades para o crescimento e melhoria das realidades que envolveram a sua atividade como Arcebispo de Braga. D. Jorge Ortiga foi o principal impulsionador e promotor da candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO, que é uma referência incontornável do panorama patrimonial e turístico a nível mundial, que em muito se deve ao trabalho e dedicação da que é considerada uma figura central do impulso da oferta turística de Braga nas últimas duas décadas”, justificou a associação.

A oitava gala dos Prémios AHRESP, apresentada pela jornalista Sara Pinto, reuniu cerca de 600 pessoas para homenagear o “melhor do turismo e restauração”. Contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, que lembrou o papel importante que o sector tem no País.

“Em primeiro lugar, o Turismo permite-nos posicionar a economia do País de uma forma muito ímpar. Em segundo lugar coloca-nos no mesmo patamar que outros países considerados potências”, frisou o político.

Sobre a edição mais participada, com 424 candidaturas apresentadas e mais de 36 mil votos, Carlos Moura, presidente da AHRESP, destacou “um dia extraordinário de festa”.

“É um dia de orgulho no nosso País e nas nossas pessoas, traduzido num evento que distinguiu os melhores entre os melhores, motores da restauração, do alojamento e da promoção turística, no País e além-fronteiras; empresas, profissionais e projetos.”

Conheça aqui a lista completa dos vencedores dos prémios AHRESP da edição deste ano.

Embaixador Gastronómico
Lídia Brás | Restaurante Stramuntana

Melhor Restaurante
Solar dos Presuntos

Melhor Alojamento Turístico
Herdade da Malhadinha Nova

Estabelecimento Solidário
Turismo com Propósito

Sustentabilidade Ambiental
Cooking and Nature Emotional Hotel

Turismo nos Media
Aldeias com História | Jornal do Centro

Jovem Empreendedor
Vitor Hugo Machado Adão

Destino Revelação
Açores | Rotas Açores

Marcas à Mesa e Marcas na Cama
Bookinxisto

Profissional do Ano
Sandra Teixeira | Cozinha dos Lóios

Portugueses Lá Fora
Anthony Gonçalves

Personalidade do Ano
Fernando Nunes

Prémio Mário Pereira Gonçalves
D. Jorge Ortiga

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT