Na cidade

Já se sabe onde vai ficar o novo aeroporto de Lisboa

Depois de décadas de hesitação, a morada do novo aeroporto está decidida. O anúncio oficial é feito esta a terça-feira.
Alcochete é o lugar discutido.

Afinal não é no Montijo, é mesmo em Alcochete, a 40 quilómetros de Lisboa. A nova e definitiva localização do aeroporto de Lisboa será no Campo de Tiro de Alcochete. O anúncio oficial será feito ao fim da tarde desta terça-feira, 14 de maio, pelo ministro-ministro, após a aprovação em Conselho de Ministros.

O investimento vai custar oito milhões de euros e levará 10 anos a ficar concluído. O antigo Aeroporto Humberto Delgado não vai ser esquecido nem colocado de lado. Está previsto arrancarem obras ainda este ano para aumentar o número de voos por hora.

A decisão é tomada 32 dias depois de o novo governo de Luís Montenegro subir ao poder. O governo decidiu que vai seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) dada em dezembro de 2023.

A comissão criada no final de 2022, tendo como coordenadora-geral a professora Rosário Partidário, que foi incumbida de avaliar o local de acordo com cinco fatores críticos definidos pela CTI. A segurança aeronáutica, a acessibilidade e território, saúde humana e viabilidade ambiental, conectividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo de financiamento são os critérios que foram avaliados.

Não é a primeira vez que Alcochete é referido nas inúmeras discussões sobre o novo local. Em 2008, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), tinha mencionado como a localização como a mais bem pontuada para a construção do novo aeroporto internacional.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT