Na cidade

Já se sabe quando vai poder visitar as Galerias Romanas de Lisboa

Os bilhetes estão disponíveis e custam 3€. As visitas vão acontecer entre 22 e 25 de setembro.
A visita é incrível.

Todos os anos, as incríveis Galerias Romanas da Rua de Prata, em Lisboa, abrem ao público para que todos possam conhecer este marco histórico e emblemático da capital. São normalmente os bilhetes mais desejados da cidade, por isso, esgotam rapidamente.

O Museu de Lisboa anunciou na terça-feira, 6 de setembro, as datas para as próximas visitas guiadas. O monumento romano vai reabrir ao público no próximo dia 22 de setembro, quinta-feira, às 11 horas, para uma visita orientada pela diretora do museu, Joana Sousa Monteiro, e pela coordenadora Lídia Fernandes,

Depois desta primeira visita, as galerias vão continuar abertas durante mais três dias. As visitas subterrâneas têm a duração de cerca de 20 minutos e acontecem a cada 45 minutos, entre as 14 horas e 18h30, no dia 23; e entre as 9 horas e as 18h30, nos dias 24 e 25. Os bilhetes já estão disponíveis online e custam 3€.

Segundo a EGEAC, a estrutura romana foi descoberta no subsolo da Baixa de Lisboa, em 1771, na sequência do terramoto de 1755 e posterior reconstrução da cidade. Ao longo dos tempos, as galerias têm sido objeto de diversas interpretações quanto à sua função original. Atualmente, teses quase unânimes avançam a possibilidade delas terem sido um criptopórtico. Ou seja, uma solução arquitetónica que criava, em zona de declive e pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios públicos de grande dimensão.

No início do século XX, as galerias ficaram conhecidas como as “Conservas de Água da Rua da Prata” por serem utilizadas pela população como cisterna.

Enquanto espera por um dos momentos mais esperados do mês de setembro, aproveite e carregue na galeria para ver algumas imagens das Galerias Romanas de Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT