Com a chegada do outono, começa também a contagem decrescente para a época mais mágica do ano: o Natal. Aos poucos, os municípios vão revelando a programação para celebrar o espírito natalício. Em Vila Nova de Cerveira, as luzes de Natal vão acender-se ainda em novembro.
A iluminação no centro histórico será ligada no dia 30 de novembro, sábado, segundo a agenda cultural divulgada pelo município. “O arranque da operação Natal 2024 realizar-se-á no sábado, 30 de novembro, com o ligar das luzes, tornando todo o centro histórico ainda mais cintilante”, lê-se.
Além das luzes, já foi anunciado o regresso do tão esperado Mercado de Natal, que será realizado em duas alturas: de 5 e 8 de dezembro e de 13 a 15 de dezembro. Como é habitual, podem participar artesãos, feirantes, comerciantes ou associações locais, mas a programação completa ainda não foi divulgada.
Na edição passada, o Natal foi celebrado em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, com teatros musicais, concertos de Natal, pista de gelo natural, comboio de Natal e até passeios de barco no rio Minho. O Mercado de Natal foi também um dos pontos altos, com 40 expositores e 24 animações de rua, desde performances musicais e circenses a espetáculos acrobáticos com duendes. Outro dos destaques é também a mítica chegada do Pai Natal, que em 2023 surgiu triunfalmente no céu e aterrou o seu trenó no centro histórico. Nos anos anteriores já tinha chegado de charrete e de comboio, pelo que se espera que o seu aparecimento seja novamente cheio de surpresas.