Na cidade

Saiba tudo sobre o festival que o leva a descobrir os jardins secretos de Lisboa

O festival Jardins Abertos está de regresso este mês, com uma componente virtual, apesar da pandemia.
Há jardins secretos incríveis para visitar.

O Festival Jardins Abertos está de volta, nos fins de semana de 18 e 19 e 25 e 26 de julho; em versão híbrida: ao vivo e online. Esta é mais uma oportunidade de descobrir os jardins secretos (e não só) de Lisboa. A participação nas várias atividades e o acesso aos espaços é gratuita.

Da lista de jardins aderentes, dos quais vários não poderá conhecer de outra forma, fazem parte os incríveis: British Cemetery, Jardim do Palácio da Fronteira, Jardim do Palácio Pimenta, Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara, e muito mais

No caso dos jardins com visitas exclusivamente feitas de forma virtual, contam-se o Jardim Botânico Tropical, o Jardim da Embaixada de Itália, e o Jardim da Residência do Embaixador dos EUA.

Além das visitas, este ano virtuais ou presenciais, a programação, como sempre, é bastante vasta e diversificada. Ao longo dos dois sábados e domingos, há visitas guiadas com especialistas, exposições, oficinas de jardinagem ou atividades pensadas especialmente para os miúdos.

Além das sessões via live stream no YouTube, com visitas e conversas, da programação online conta-se também a distribuição gratuita de cem kits de jardinagem — com sementes, vaso, planta, substrato, tesoura de poda, regador e luvas —, através de um passatempo no Instagram.

View this post on Instagram

Visita Livre c/ limite de lotação • 19/26 julho • 10 — 18 horas O Jardim do Palacete de São Bento é o jardim da Residência Oficial do Primeiro-Ministro de Portugal. Tal como noutros lugares de Lisboa, também neste jardim encontrará os jacarandás em floração, anunciando a chegada do verão com as suas belas copas de cor lilás. Programação completa em jardinsabertos.com Self-guided w/ limited capacity • July 19/26 • 10 a.m. — 6 p.m. Palacete de São Bento Garden is the garden of the Prime Minister of Portugal’s official residence. Like in many places in Lisbon, here you will find flowering jacarandas heralding the start of summer with their canopies of beautiful lilac. Full programme at jardinsabertos.com 📸@macedo_aline #jardinsabertos #jardinslisboa #cidadeverde #lisboaverde #natureza #aprimaveranaofoicancelada #JA20 #jardinsabertos2020 #queroverdeperto #verdenacidade

A post shared by JARDINS ABERTOS (@jardinsabertos) on

Outra das novidades deste ano é o projeto Varandas Verdes. A iniciativa irá levar a equipa do festival a plantar quatro fachadas de prédios, com o apoio dos moradores, na capital.

As inscrições estão abertas e a organização procura prédios com moradores apaixonados por plantas, para se transformarem em selvas urbanas. As ajudas dos técnicos e jardineiros são dadas a cada morador à distância, como forma de cumprir as regras de segurança face à pandemia do novo coronavírus. As intervenções são totalmente gratuitas.

Pode consultar a programação do Jardins Abertos no site do festival. O acesso aos jardins é feito por ordem de chegada — é obrigatório o uso de máscara de proteção durante a visita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT