Na cidade

Javalis ou porcos vietnamitas em Lisboa? A Casa dos Animais esclarece

As imagens chegaram às redes sociais com animais soltos na cidade, tendo já sido capturado o mais pequeno.
Imagem partilhada no Facebook.

A Casa dos Animais de Lisboa esclareceu à NiT esta terça-feira, 6 de julho, que os animais encontrados no Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, são afinal porcos vietnamitas e não javalis.

A dúvida é por vezes comum entre as duas espécies e já não é a primeira vez que acontece, inclusivamente na capital: em 2019, vários alertas de javalis na Amadora foram relatados ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que na ocasião esclareceu ter apenas encontrado porcos vietnamitas — naquela altura e naquele caso provavelmente libertados de alguma exploração. 

Agora, depois de terem sido partilhadas imagens e vídeos nas redes sociais no fim de semana com os animais à solta — com avisos para o seu eventual perigo —, a NiT contactou a Casa dos Animais sobre o tema. Nas respostas, nunca foi esclarecido que não seriam javalis os animais que tinham sido avistados na Quinta das Conchas.

Depois de publicada a notícia, a NiT foi alertada por alguns leitores mais atentos que os animais em questão seriam, na verdade, porcos vietnamitas. Questionada novamente, a Casa do Animal confirmou que, efetivamente, se tratam de porcos vietnamitas, não sendo conhecida a sua origem nem como foram parar à Quinta das Conchas e Jardim dos Lilases.

Recorde-se que, na segunda-feira, a associação explicara que a referência de quem os contactou seria de que os três animais estariam no Jardim dos Lilases. Porém, o local de captura do animal mais jovem, ainda no domingo foi mesmo a Quinta das Conchas. “Provavelmente eles deslocam-se entre os dois locais”, adianta a mesma fonte. Já esta terça-feira, os serviços estão novamente no local mas continua apenas um animal capturado, adiantaram à NiT.

A NiT contactou o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas para obter mais explicações sobre a possível origem destes animais, mas não obteve resposta até ao momento da publicação deste artigo. No entanto, em 2019 o presidente do ICNF explicava que os porcos vietnamitas, por vezes, eram mesmo animais domésticos ou de explorações, abandonados. Já sobre os javalis, adiantava que “a população de javalis tem tido registos de aumento por toda a Europa e Portugal não é exceção”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT