Na cidade

JMJ e o Papa Francisco transformaram-se na maior fábrica de memes do mundo

O humorista Miguel Lambertini analisa a visita do Papa a Portugal e as suas consequências inesperadas.
Um senhor com muito bom humor.

Desde os tempos em que o Almirante Gouveia e Melo estava em alta que não víamos tantas pessoas a venerarem um homem vestido de branco. Já dizia a banda brasileira ‘Engenheiros do Havaii’ que “o Papa é Pop”. Embora a referência no tema seja ao Papa João Paulo II, as imagens dos ajuntamentos de centenas de milhares de pessoas nesta Jornada Mundial da Juventude comprovam que também o Papa Francisco é pop.

Como todos os ícones da cultura popular, Francisco tem o dom de gerar nas pessoas um sentimento de adoração, uma emoção inexplicável. Uma expressão de fé, para quem acredita, como eu. Ele é o representante de Cristo na Terra, mas não quer ser idolatrado como Jesus. E é esse desprendimento que faz de Francisco uma figura especial, que pela sua simplicidade toca as pessoas.

Um Papa que dispensa formalidades, que quebra o protocolo para se aproximar de nós e um líder com uma mensagem corajosa que contribui para quebrar barreiras: “A Igreja é de todos. Todos, todos, todos.” Até de pessoas como eu que ganham a vida a dizer e escrever disparates.

Aliás, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, Francisco recomenda recitar a oração atribuída a São Thomas More: “Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e para dá-la de presente aos outros. Amém.”

E se há coisa que esta Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, já conseguiu gerar foi um sem número de piadas e memes. Também fazem parte da cultura pop e são um “presente” para não crentes, mas também para todos os que têm fé. Porque se Deus está em todo o lado, também está certamente numa boa gargalhada.

“Calma, não é uma embalagem de Fortimel”

Coitado do Miguelinho

Quando vens do Boom diretamente para a JMJ

Tou em ecstasy – JMJ
by u/Mysticgriever1 in portugueses

“Taikirizi?”

Momento Corega

Medley JMJ

Eu é mais bolos

Maike same Noize

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por JJ BÓÇE (@jjboce)

“Padre patinador à caixa n.°5”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT