Na cidade

José Avillez e Javier Corso mostram que é mesmo possível comer com os olhos

Campanha da Xiaomi pretende revelar o impacto da fotografia e do nosso olhar naquilo que são os nossos gostos gastronómicos.
A dupla da campanha.

É numa espécie de pequeno castiçal que surgem os quatro petiscos do chef José Avillez no Belcanto, o restaurante com duas estrelas Michellin. Com cores fortes, do salmão ao verde, passando pela surpreendente esfera dourada, os nossos olhos apreciam algo que nos deixa na incerteza do que devemos, ou não, comer. Na mesa estão também quatro fotografias que são, sem dúvida alguma, de Lisboa. Este é o trabalho do fotógrafo profissional Javier Corso.

E se a esfera liga com a luz dourada característica da cidade, talvez o salmão encontre semelhanças na imagem que mostra os telhados e o verde dos bróculos combine com os típicos azulejos de alguma fachada. Isto é uma harmonização fotográfica.

“A campanha ‘Comer Com os Olhos’ enquadra-se no patrocínio Ibérico da Xiaomi ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026. É neste território que nos propomos a mostrar que a gastronomia é diretamente impactada pelo estímulo visual e que ao juntar fotografias captadas pelo Xiaomi 14 Ultra como parte da harmonização de um prato estamos a criar uma nova experiência”, explica Tiago Flores, diretor da Xiaomi em Portugal.

Afinal, não é segredo que o chef José Avillez também se inspira na cidade para a criação dos seus pratos. Foi nessa relação que o fotógrafo Javier Corso se influenciou para cumprir o desafio de captar registos fotográficos que complementem os pratos do chef, criando assim o primeiro pairing fotográfico a ser materializado num restaurante de estrela Michelin em Portugal.

“Foi com grande entusiasmo que aceitei o convite da Xiaomi para participar neste projeto pioneiro que pretende harmonizar a alta cozinha e a fotografia. Esta experiência realça o impacto da criatividade e da estética na gastronomia”, refere o chef.

Sendo a campanha ibérica, é normal que, perante um chef português, o fotógrafo escolhido seja espanhol. Javier Corso recorreu então às lentes Leica do novo Xiaomi 14 Ultra para captar a alma da cidade, “desde as suas margens ribeirinhas até às ruas íngremes do Bairro Alto, destacando não apenas a tradição e a inovação, mas também o fator humano que pulsa nas ruas de Lisboa”.

“Deixei de pensar nele como um smartphone que tira fotografias para passar pensar nele como a câmara mais pequena que alguma vez tive”, conta o fotógrafo sobre a experiência que foi apresentada esta quarta-feira, 29 de maio.

A experiência elevado dos sabores e texturas dos alimentos

A Xiaomi não se ficou por conjugar pratos que são inquestionavelmente bons com fotografias deslumbrantes. Tudo começou em março, com um estudo desenvolvido em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência, que analisou outra harmonização fotográfica, desta vez no restaurante La Salita, de Begoña Rodrigo, em Espanha.

“Além dos sentidos do paladar e do olfato, o impacto visual gera muitas expectativas e influencia a forma como percebemos o sabor e a textura dos alimentos”, concluíram os investigadores, liderados por Purificación García, investigadora e co-fundadora da Food Design, uma empresa que derivou do seu trabalho na universidade para trabalhar a fundo sobre a alimentação e técnicas de cozinha.

A pesquisa procurou compreender como a ligação entre pratos de alta cozinha e narrativas visuais poderia intensificar emoções e aprofundar a compreensão das ideias dos chefs. Os resultados sugerem que os nossos sentidos, especialmente a visão, desempenham um papel essencial na nossa experiência e prazer alimentar.

Adicionalmente, o estudo realça como a apresentação visual dos alimentos não só influencia as nossas escolhas gastronómicas, mas também evoca emoções, memórias e influencia as nossas preferências alimentares. Estas descobertas sublinham a importância da estética na culinária.

O chef no Belcanto.

A lendária Leica no seu melhor num smartphone

Desde 2022 ligadas, a Xiaomi e a Leica têm trabalhado por “redefinir os padrões” a cada nova geração de telemóveis. Nos modelos Xiaomi 14 e Xiaomi 14 Ultra, a novidade de maior destaque é a Leica Summilux.

No modelo Ultra é possível encontrar uma configuração de câmara quádrupla profissional, que oferece uma gama abrangente de distâncias focais, que vão de 12mm a 120mm. Na câmara principal destacam-se resultados com definições de exposição suaves em vários cenários e até qualidade de imagem surpreendente em ambientes difíceis, como quando existe pouca luz.

Para os utilizadores de vídeo a um nível mais profissional, a gravação em 8K a 30fps em todas as câmaras é algo que os fará largar as outras opções do mercado. Além desta característica, o novo modo cinema introduz práticas da indústria cinematográfica, como uma proporção de 2,39:1 e a regra do obturador de 180 graus, que permite a criação de vídeos com um autêntico aspeto cinematográfico e desfocagem de movimento.

Já o Xiaomi 14 apresenta uma configuração de câmara tripla, que proporciona uma experiência fotográfica completa, cobrindo uma ampla gama focal de 14mm a 75mm.

Os dois modelos podem ser comprados nos locais habituais. O primeiro está disponível por 1099€, enquanto o modelo superior custa 1499€.

Carregue na galeria para ver as fotografias da cidade captadas por Javier Corso.

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Este artigo foi escrito em parceria com a Xiaomi.
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