A extensão do Passe Navegante gratuito a todos os jovens até aos 23 anos entra em vigor já a partir de 1 de dezembro, anunciou o ministério das Infraestruturas, esta quinta-feira, 28 de novembro. Inicialmente disponível apenas para estudantes, a medida agora abrange todos os jovens nesta faixa etária, independentemente do seu estatuto académico.
Para aceder ao passe gratuito basta apresentar o cartão de cidadão como comprovativo da idade. Esta expansão, já anunciada em outubro como parte do Pacote Mobilidade Verde (aprovado em Conselho de Ministros a 4 de outubro e composto por 13 medidas), visa promover a mobilidade sustentável entre os mais novos.
O alargamento da medida irá alcançar cerca de 240 mil potenciais beneficiários e representa um investimento de 40 milhões de euros. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, destaca a importância da medida para garantir a igualdade entre todos os jovens nesta faixa etária e incentivar a adoção de transportes públicos.
“A mobilidade não pode ser uma barreira, mas sim uma oportunidade. O alargamento deste passe a mais jovens é um convite que lançamos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar”, sublinha.