Na cidade

Jovens vão poder viajar de comboio e dormir em Pousadas de Juventude à borla

Trata-se de uma iniciativa da Movijovem, em parceria com a CP, que vai oferecer vantagens a todos os que terminem ou tenham terminado o secundário.
É uma nova iniciativa.

A partir da próxima segunda-feira, 8 de janeiro, os jovens que se inscreveram no “ANDA Conhecer Portugal” vão poder explorar o País de comboio e dormir nas Pousadas de Juventude de forma totalmente gratuita. Esta é uma iniciativa da Movijovem que, em parceria com a CP, permitirá que os adolescentes que terminem ou tenham terminado o 12.º ano entre 2023 e 2025 possam conhecer a diversidade cultural e o património histórico sem pagar nada por isso.

Com o programa, que já conta com mais de 10 mil pré-inscritos, os jovens podem viajar durante sete dias com viagens de comboio ilimitadas e pernoitar até seis noites na rede de Pousadas da Juventude. Tudo isto de forma gratuita, para “garantir que seja uma ação que abranja todos os que terminem o ensino secundário, mitigando as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial”, destacam.

A iniciativa representa um investimento que ronda os quatro milhões de euros e está prevista para os anos letivos de 2023 a 2025. As inscrições podem ser feitas online.

O Cartão Jovem Europeu também vai ganhar uma nova vida em Portugal: a partir de 8 de janeiro passa a ser gratuito entre os 12 e os 29 anos. Passa também a ter mais vantagens e valências para poder oferecer melhores experiências.

Com esta iniciativa, os jovens vão poder dormir, por exemplo, na Pousada da Juventude do Parque das Nações, que reabriu em junho do ano passado. Inaugurada há 25 anos, estava fechada desde dezembro de 2021, mas voltou a abrir portas após obras de requalificação.

As áreas comuns e os espaços de convívio e lazer foram remodelados, para voltarem a oferecer um “serviço mais eficaz e confortável.” Os quartos também foram reabilitados, estando agora renovados e com a imagem jovem que marcará os futuros espaços das Pousadas de Juventude.

Outra reabertura de 2023 foi a Pousada da Juventude da Guarda, que voltou a abrir ao público em maio. A HI Guarda — assim se chama — tem capacidade de 16 quartos, divididos em quatro quartos duplos com casa de banho, dois quartos duplos com casa de banho partilhada e 10 quartos múltiplos com quatro camas. Pode acomodar 52 hóspedes no total — e ainda vai assegurar a criação de oito novos postos de trabalho.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da Pousada da Juventude da Guarda.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT