Na cidade

Ker Mess: o arraial dos Santos Populares onde a música é escolhida pelo público

Está marcado para esta quarta-feira, 7 de junho e haverá karaoke mágico. A playlist inclui temas do pimba ao rock.
Não vai querer faltar.

Embora reúnam milhões de lisboetas e turistas todos os anos, não há uma grande ciência por detrás dos arraiais dos Santos Populares. O recinto é montado num bairro popular, os artistas que sobem ao palco foram escolhidos semanas antes, cheira a sardinhas assadas e a bifanas, e muitos bebem muito mais do que deviam.

Se quer experimentar algo diferente, o Ker Mess, que acontece esta quarta-feira, 7 de junho, é a proposta ideal. O nome remete para quermesse, no entanto, a expressão foi adaptada para refletir aquilo que iremos encontrar por lá: “Uma balbúrdia total”. Quem o diz é Paulo Silver, um dos organizadores (e performers) da festa que vai ter lugar no Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (na Calçada dos Barbadinhos).

“Isto surgiu como uma brincadeira entre mim e o Mike El Nite [que também vai atuar]”, conta Paulo à NiT. Entre as 19 e uma da manhã, poderá experimentar vários conceitos. Um dos destaques será o karaoke mágico — e ninguém irá desafinar: será utilizada uma tecnologia que recorre ao autotune para afinar a voz dos cantores.

O arraial será super interativo e muitas decisões serão tomadas pelo público. Ao girarem a roda da sorte, vão poder escolher (pelo menos indiretamente) qual o estilo musical tocado, do tradicional pimba ao rock, passando por temas dos anos 90. Depois disso, haverá outras ocasiões em que terão todo o poder. “Vamos perguntar se querem ouvir, por exemplo, Marília Mendonça ou Quim Barreiros. O artista que gerar mais barulho entre o público será o escolhido“, realça.

Quem estiver no arraial vai-se sentir como se estivesse numa festa louca com os amigos, graças às várias atividades que serão promovidas durante a noite. “Vamos fazer quizzes que terão prémios como jantares e, para pormos a malta a beber, vamos jogar algumas rondas de ‘Eu Nunca'”, revela Paulo.

Os sorteios serão mesmo as palavras de ordem na Ker Mess. Logo à entrada irá receber um autocolante com um número entre 0 e 100 (haverá muitos repetidos). Ao longo da noite, serão feitos giveaways que incluirão prémios como “uma torradeira, um presunto, uma pipa de vinho”, entre muitos outros. E a pensar naqueles que adoram beber, as ofertas também incluem shots.

Quanto à comida, não vão faltar sardinhas, entremeadas, bifanas, saladas ou batatas-fritas. No que diz respeito às bebidas, conte com cerveja, sangria, vodka, entre outras.

A entrada é totalmente gratuita, mas pode reservar a sua mesa através do site do evento. Custa 100€ (valor que será descontado em comida e bebida) e permite-lhe garantir um sítio para se sentar com o seu grupo de amigos ou familiares.

Um evento único na capital.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT