Na cidade

Leiria tem as iluminações de Natal mais bonitas do País, garantem os leitores da NiT

A decisão não foi fácil, mas já descobrimos a vencedora. Ainda tem até 7 de janeiro para ver as luzes espalhadas pela cidade.
Foi a mais votada.

Em dezembro, o brilho das luzes de Natal espalha-se pelas fachadas dos centros históricos, pelas praças e pelas artérias mais importantes das cidades portuguesas. Os vários espetáculos luminosos ao ar livres atraem milhares de visitantes, apesar das noites frias típicas desta época do ano.

Quase todos os municípios do País são decorados com figuras alusivas à quadra, de anjos e sinos a flocos de neve e renas. No entanto, alguém tinha de fazer a complicada escolha de decidir qual é a capital de distrito com as iluminações de Natal mais bonitas. 

A NiT pediu ajuda aos leitores, que votaram em várias opções ao longo da última semana — e o vencedor está escolhido. Leiria conquistou o primeiro lugar, com 63,94 por cento dos votos. Aveiro ficou na segunda posição, com 20,94 por cento, e em terceiro Lisboa, com menos 10 por cento dos votos.

Se há uns meses a geração Z partilhava vídeos no TikTok a afirmar que Leiria não existe, esta votação vem provar o contrário. Além disso, mostra que a cidade não só existe como também se destaca nesta época do ano, com as milhares de luzes que invadem o município.

Prova disso é que, entre os dias 24 de novembro (dia da inauguração da iluminação) e 15 dezembro, a magia do Natal atraiu mais de 250 mil pessoas a Leiria, um número recorde para a cidade, segundo os dados divulgados pela própria autarquia. 

“O número, apurado através do equipamento de contagem de visitantes instalado no Recreio dos Duendes, demonstra o acerto na aposta na edição deste ano, que conta com mais pontos de atração para os visitantes, além do fantástico ambiente cénico proporcionado aos visitantes através da iluminação natalícia”, justificam. 

Até 7 de janeiro, as 1.7 milhões de lâmpadas LED vão estar ligadas todos os dias, entre as 17 horas e a uma da manhã. Árvores de Natal, corações, balões de ar quente, bolas gigantes e bonecos de neve são algumas das figuras iluminadas que poderá ver no centro histórico.

“É possível encontrar a iluminação decorativa em todas as ruas do centro histórico e centro urbano de Leiria, tal como a zona pólis junto ao rio Lis. Também os principais edifícios municipais e espaços culturais estão iluminados. Gostaríamos de realçar alguns pontos mais instagramáveis, como o Castelo de Leiria, o Miradouro da Rua Ernesto Korrodi ou na Alameda Doutor José Lopes Vieira”, explica à NiT a vereadora do Desenvolvimento Económico do Município de Leiria, Catarina Louro.

Além da iluminação, cujo investimento foi de 190.000€, existem inúmeras outras atrações natalícias na cidade. A famosa Casa do Pai Natal, onde os miúdos podem falar com a figura mais emblemática da quadra, foi instalada no Jardim Luís de Camões.

Ainda na principal praça do município, onde está localizada a árvore, os visitantes podem encontrar o Mercadinho Doce, com diferentes bancas que vendem propostas cheias de sabor. Já no Mercado de Sant’Ana, está patente uma exposição de construções feitas com LEGO, de entrada gratuita.

O Recreio dos Duendes transformou-se no paraíso dos miúdos, com pista e rampa de gelo, arborismo, trampolins, renas mecânicas, parede de escalada, slide e insufláveis.

“Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento que merecemos com a iluminação de Natal. Leiria é uma cidade muito dinâmica e cada vez mais atrativa sob o ponto de vista turístico, com uma massa associativa e empresarial muito densa e bem-sucedida, que merecem este reconhecimento pelo esforço que diariamente colocam na elevação de Leiria e do nosso território”, adianta a vereadora.

As festividades continuam na Passagem de Ano, altura em que Leiria vai dar as boas-vindas a 2024 sob o signo do fogo de artifício e de música. Como manda a tradição, e com o castelo em pano de fundo, a celebração faz-se em dois palcos, montados na Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro. 

Os concertos de Elsa Gomes, Kid Loco & Los Mysterios, Rita Zukt, DJ Demo e Moullinex GPU Panis estão garantidos numa noite que inclui ainda um espetáculo piromusical único à meia-noite.

Carregue na galeria para ver as incríveis iluminações de Natal de Leiria.  

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT