Portugal, ano 2000. Numa altura em que a maioria das pessoas ainda não tinha acesso à Internet, surgiu na televisão portuguesa uma das campanhas publicitárias que marcou várias gerações. O anúncio super original da Sociedade Ponto Verde era focado na história do Gervásio, um simpático chimpanzé que fazia parte de uma experiência de laboratório para aprender a reciclar.
Inesperadamente, o chimpanzé aprendeu a colocar plástico, metal e pacotes de bebidas no amarelo, papel e cartão no azul e vidro no verde em apenas uma hora e 12 minutos. No fim, podia ouvir-se: “E você, de quanto tempo mais é que vai precisar?”.
A questão foi importante e surpreendeu os portugueses, sensibilizando-os para a importância da reciclagem e permitindo que ao longo das duas últimas décadas fossem recicladas perto de nove milhões de toneladas de resíduos.
Passados 20 anos, o Gervásio regressa à vida mas, desta vez, reciclado. Como? Vamos explicar. O novo chimpanzé é uma personagem moderna, com preocupações ajustadas à realidade dos dias de hoje. Desta vez, ele ajudará os portugueses a serem mais responsáveis com questões relacionadas com a reciclagem, reutilização e redução de resíduos – preferindo sempre a economia circular. A melhor parte é que ele foi desenhado e criado a partir da visão dos mais novos.
O regresso do Gervásio
O novo Gervásio ganha vida em cinco filmes, cuja criação das crianças foi transformada em animação 3D, tornando o chimpanzé num personagem “real” que dá voz a uma nova era da reciclagem. A ideia é inspirar-nos a sermos mais responsáveis com o ambiente e, acima de tudo, connosco próprios.
Este regresso foi pensado e focado nos miúdos – é precisamente por eles que a campanha deve começar. No fundo, as crianças são as gerações do futuro e o objetivo é ajudá-las a ter a consciência da importância da reciclagem e de um mundo mais sustentável.
Assim, a Sociedade Ponto Verde juntou um grupo de miúdos para assistirem ao antigo e mítico anúncio e fez-lhes várias questões. A maioria não conhecia o Gervásio, claro, mas todos adoraram vê-lo a separar o lixo dos diferentes ecopontos. “Achei que ele estava a fazer uma boa ação”, “temos de reciclar mais e não mandar lixo para o chão” e “se reciclarmos podemos salvar o mundo” foram algumas frases ditas por estas pequenas grandes pessoas.
Depois, com muita imaginação e embalagens de vários materiais à disposição, as crianças mostraram como imaginam ser o novo Gervásio, 20 anos depois. Através de embalagens usadas, todas criaram a sua visão do Gervásio – um chimpanzé recriado, reciclado e, sobretudo, evoluído. Fica, no fim, uma pergunta no ar. “E se o Gervásio ganhasse vida?”.
É precisamente isso que a Sociedade Ponto Verde está a fazer num ano em que celebra o seu 25.º aniversário. Acaba de renascer a personagem do Gervásio, uma figura icónica que marcou diversas gerações, com uma mensagem muito clara – manter a reciclagem viva nos corações dos portugueses.
A campanha da Sociedade Ponto Verde desafia-nos a tornar a reciclagem um hábito diário numa espécie de missão individual. Passar das palavras às ações é o próximo (e necessário) passo para alcançarmos um mundo mais sustentável.