Já passaram aproximadamente quatro meses, mas o meteoro que pintou os céus portugueses de verde e azul, em maio, continua a ser um tema recorrente nas conversas. Os vídeos que captaram o enorme brilho, seguido de um estrondo, espalharam-se pelas redes sociais, e até o famoso ator Will Smith comentou o evento, afirmando: “Parece uma cena de filme”.
Na madrugada desta terça-feira, 3 de setembro, ocorreu um fenómeno semelhante. O Observatório Astronómico de Braga registou a explosão de um bólide, um meteoro extremamente brilhante, nos céus de Portugal, aproximadamente às 2h38, com a explosão localizada na zona da Beira Baixa. No mesmo dia, a Casa da Ciência de Braga divulgou as imagens.
Embora a cor não tenha sido tão intensa como a que se viu em maio, é possível observar, no vídeo partilhado, uma tonalidade esverdeada no final do rasto meteórico. A publicação também refere que este bólide foi detetado por outros observatórios, incluindo o de Tomar, e que o astro terá explodido próximo à fronteira entre Portugal e Espanha. O evento ocorreu durante a chuva de meteoros conhecida como Perseidas, que é típica desta época do ano e atinge o seu pico em agosto.
O fenómeno é análogo ao que foi avistado em toda a extensão do país no mês de maio, quando muitos tiveram a oportunidade de o filmar. O fragmento rochoso iniciou a sua entrada na atmosfera em Badajoz, provocando um “clarão de luz” que foi visível por todo o território nacional. Acabou por se desintegrar no céu, não chegando a tocar o solo.
O tom esverdeado do rasto deixado pelos meteoritos, como o que foi observado em Portugal no sábado, deve-se à presença de determinados minerais e elementos nos fragmentos dos corpos celestes. A sua entrada na atmosfera da Terra a velocidades extremamente elevadas gera uma fricção que pode resultar em diferentes cores luminosas.
Este fenómeno assemelha-se ao que acontece ao amanhecer, quando a luz solar assume tonalidades de vermelho ou laranja. A diferença, no entanto, reside na rapidez e dramaticidade do processo, dada a elevada velocidade a que se desloca o meteorito.
Um dos vídeos que se tornou viral nas redes sociais foi filmado por Milena Refacho, que atingiu mais de dois milhões de visualizações. A jovem portuguesa de 19 anos e residente em Oliveira de Azeméis, Aveiro, estava numa festa com amigos, a fazer um vídeo em direto, quando o raio de luz cruzou o céu noturno.
@notmilarefacho sobre ontem, o meteorito que caiu em Portugal #viraliza #foryoupage #vaiprofycaramba #vaiprofy #viral #tiktok #fyp #fypシ #meteorito #portugal