A Linha do Algarve vai passar a contar com comboios elétricos em toda a sua extensão já a partir de 19 de julho, segundo avançou o jornal “Público.” A novidade vai permitir à CP — Comboios de Portugal aumentar o número de equipamentos e ainda reduzir os tempos de viagem.
A partir dessa data, passam a existir 16 circulações, em cada sentido, em vez das 12 atuais. Outra das novidades é que os passageiros vão poder, agora, fazer viagens diretas entre o Sotavento e o Barlavento algarvia, de uma ponta à outra, ser ter que fazer transbordos em Faro.
A média de viagem entre as duas extremidades da linha (Vila Real de Santo António e Lagos) vai passar de 3h09 para 2h39, uma diferença de cerca de meia hora. Entre Faro e Lagos, o percurso passará a ser feito numa hora e meia, em vez das habituais 1h50.
As obras de eletrificação tinham sido concluídas no ano passado, mas só agora foi permitido avançar com o projeto. As viagens passarão a ser feitas por automotoras elétricas amarelas, que foram construídas nos anos 70 e modernizadas no início dos anos 2000.
O horário dos comboios, porém, não será alterado ou alargado. O último transporte continuará a sair de Vila Real de Santo António às 20h34, enquanto de Lagos sai pelas 20h22.








