Perante a vaga de frio que se avizinha para os próximos dias — e que já se faz sentir — Lisboa reforçou as medidas de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo na noite de terça-feira, 28 de fevereiro. A Câmara de Lisboa vai adotar, nos próximos dias, um conjunto de medidas de prevenção contra o frio, prevendo-se a abertura das estações de metro do Rossio, Santa Apolónia e Oriente, entre as 23 horas e as 6h30, até à próxima sexta-feira, 3 de março.
“Em virtude das previsões de temperaturas baixas na cidade de Lisboa, anunciadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu adotar medidas preventivas contra o frio”, refere a autarquia. Além da abertura à noite das estações de Metropolitano, foi solicitado aos parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa (NPISA) que a abertura dos centros de alojamento temporário seja antecipada e que, caso seja possível, os equipamentos estejam abertos em permanência por 24 horas.
O município pediu ainda às entidades que fazem a distribuição alimentar e de roupa o reforço da distribuição de alimentos e bebidas quentes, assim como agasalhos. Haverá também um aumento de vigilância por parte das equipas técnicas de rua.
Apesar do frio que se vai fazer sentir nos próximos dias, o Plano de Contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo “não será, por agora, ativado, uma vez que não foi emitido pelo IPMA” o aviso laranja (temperaturas mínimas entre os 0ºC e -1ºC).
Segundo o IPMA, 17 dos distritos de Portugal continental estão, desde terça-feira e até quinta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio. Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso até às 10 horas de quinta-feira, 2 de março. AS temperaturas mínimas vão rondar entre os menos três graus negativos (Bragança) e os 11 graus (Faro), enquanto que as máximas oscilam entre os 10 e 20 graus. Em Lisboa, prevêem-se mínimas de quatro graus e máximas de 15.