O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é a festa mais importante da cultura chinesa. Celebra-se anualmente segundo o calendário lunar, geralmente entre janeiro e fevereiro. As comemorações são marcadas por uma série de tradições e rituais milenares, duram cerca de duas semanas e ocorrem um pouco por todo o mundo.
Em Lisboa, as festividades decorrem na sexta-feira, 9 de fevereiro, véspera do primeiro dia do Ano Lunar que começa a 10 de fevereiro. A Dança dos Leões e do Dragão está marcada para as 15 horas, na Praça do Município.
“Centenas de lanternas vermelhas já anunciam o Ano Novo Chinês em Lisboa. 2024 é Ano do Dragão, quinto dos 12 signos do zodíaco chinês, símbolo de riqueza, prosperidade e sorte”, partilhou a autarquia nas redes sociais, anunciando a celebração.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, o Museu do Oriente também irá celebrar a entrada no Ano Novo Chinês, com uma programação diversificada que dá a conhecer as tradições típicas desta festividade. No dia 9 de fevereiro, por exemplo, terá lugar a visita orientada temática “Novo Ano Lunar: Ano do Dragão”, com bilhetes a 4,50 €. A programação completa está disponível online.