Na cidade

Lisboa e Porto são as melhores cidades para viver em Portugal

A consultora Bloom Consulting apresentou o ranking anual dos melhores municípios para residir, visitar e fazer negócios.
Sem surpresas.

Os anos passam, mas Lisboa e Porto continuam a liderar o pódio dos melhores municípios nacionais para residir, visitar e fazer negócios. A consultora Bloom Consulting divulgou esta quarta-feira, 8 de junho, a oitava edição do ranking anual Portugal City Brand, que avalia o desempenho socioeconómico dos 308 concelhos nacionais.

A capital permanece como o epicentro, “afirmando-se como a marca municipal mais forte de Portugal”, seguida pelo Porto, que ocupa a segunda posição. No terceiro lugar está Cascais, que fecha o top 3 nacional. Seguem-se os concelhos de Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra.

Funchal subiu quatro posições no ranking e regressou ao oitavo lugar na tabela nacional, oito anos depois de ter estado nessa posição. Outra das novidades do top 10 é a cidade de Setúbal, que ocupa o nono lugar.

Segundo o estudo, as melhores cidades portuguesas para viver são Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Faro, Setúbal e Leiria. “Viver foi o fator mais volátil, sendo que a capacidade de atração de pesquisas proativas foi determinante na subida de muitos dos protagonistas deste ranking em 2022”, destaca o estudo.

Já na categoria visitar, destacam-se Lisboa, Porto, Albufeira, Portimão, Sintra, Cascais e Vila Nova de Gaia. Foi a edição que registou mais alterações de comportamentos nesta área, causados sobretudo pela pandemia. 

Relativamente aos melhores municípios para viver, Lisboa e Porto surgem novamente no pódio. Seguem-se Braga, Coimbra e Cascais.

O estudo é feito com base num algoritmo, onde os concelhos são hierarquizados com base nas categorias viver, visitar (turismo) e negócios (atração de investimento). Após a análise de dados, a consultora consegue avaliar o desempenho de cada um dos municípios.

Carregue na galeria para descobrir o top 10 das cidades que todos devíamos visitar em 2022, segundo o TripAdvisor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT