Na cidade

Lisboa e Porto são os melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios

Um ranking agora divulgado mantém o top 5 anterior, quanto aos diversos critérios analisados.
Mais valias da cidade.

Lisboa e Porto são os melhores municípios para viver, para visitar e para fazer negócios em Portugal. Os dados são da sétima edição do ranking da consultora Bloom Consulting, divulgado esta terça-feira, 14 de setembro.

Segundo o documento, citado pela agência Lusa, o estudo anual é feito sem “qualquer variável qualitativa ou de opinião”, baseando-se exclusivamente em dados quantitativos como estatísticas oficiais, pesquisas online, performance de páginas na Internet e redes sociais das autarquias. Estes “classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses”.

Um algoritmo gera um ranking geral que resulta da ponderação de outros três que hierarquizam os concelhos em três dimensões: viver, visitar e negócios, em termos de atração de investimento.

Lisboa e Porto lideram a lista geral deste ano e também os outros três no estudo agora revelado. Na análise dos melhores concelhos para viver, no top 5 estão, além de Lisboa e Porto, Coimbra, Braga e Viseu.

No turismo, os concelhos com melhor classificação são Lisboa, Porto, Funchal, Cascais e Portimão. Nos negócios, Cascais, Vila Nova de Gaia e Coimbra seguem-se a Lisboa e Porto.

No ranking geral que leva em consideração todas estas vertentes estão Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra, o mesmo top 5 do estudo anterior, publicado em 2019.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT