Lisboa foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, como o Melhor Destino MICE da Europa. Esta distinção ocorreu durante a quinta edição dos World MICE Awards, que se realizou na última quarta-feira, 4 de setembro, em Ho Chi Minh City, no Vietname. A capital destacou-se no frente a frente com cidades como Atenas, Berlim, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris ou Viena, naquela que é considerada uma das premiações mais prestigiadas do setor do turismo.
O segmento MICE — que abrange Encontros, Incentivos, Conferências e Exposições — tem um impacto relevante na economia de Lisboa, contribuindo de maneira significativa para o turismo e o desenvolvimento económico da região. Em 2023, a capital acolheu 2.251 eventos, que atraíram mais de 592 mil visitantes de diversas partes do mundo.
Enquanto destino urbano, Lisboa sobressai pelo seu rico património histórico e cultural, pela sua atmosfera acolhedora e pela gastronomia, segundo a avaliação dos jurados do prémio. Fatores como os bairros históricos, os azulejos vibrantes, os miradouros deslumbrantes e uma vasta oferta cultural, que inclui museus, galerias de arte, concertos e festivais de renome internacional, contribuíram para a atribuição deste galardão.
“A conquista deste prémio é um reconhecimento do esforço conjunto para estabelecer Lisboa como um destino de referência mundial, que gera receitas e emprego e promove a reabilitação do património”, realça a diretora-executiva da Associação Turismo de Lisboa, Paula Oliveira.
Os World MICE Awards, que são considerados “irmãos” dos prestigiados World Travel Awards — reconhecidos internacionalmente como os “Óscares do Turismo” —, premiam anualmente destinos, companhias aéreas, estabelecimentos hoteleiros, organizadores e infraestruturas ligadas ao setor.