Na cidade

Lisboa já está iluminada de Natal: veja como o centro da capital está bonito

Pode não estar em Lisboa, ou até preferir ficar em casa, não faz mal: a NiT mostra-lhe as incríveis decorações, em 29 fotos.
O Terreiro do Paço.

A noticia chegou mais cedo e de surpresa na passada semana: Lisboa já tinha luzes de Natal. Em 2020, ano da pandemia do novo coronavírus, não havia cerimónia para acender a árvore, concentrações, ou festa. A capital estava iluminada e vestida para a época mas os seus cidadãos descobriam-no como facto consumado, horas antes de um recolher obrigatório, num esforço deliberado da autarquia de evitar aglomerados.

É um ano diferente o que estamos a viver, o Natal também será certamente diferente, já ninguém o duvida, mas Lisboa já está pronta para os rituais de muitos dos seus cidadãos: explorarem as suas ruas e descobrirem as suas luzes no conforto de um carro — uma opção sempre à prova de chuva e até segura em termos de pandemia — ou em pequenos passeios higiénicos, pelas zonas mais bafejadas pelos milhares de leds da autarquia.

No centro histórico da cidade — zona da Baixa, Chiado, Terreiro do Paço, Rossio, Saldanha — é onde se parecem, a exatamente um mês do Natal, estar concentradas mais e as maiores luzes da cidade. Aqui encontra os esforços da autarquia conjugados com as dos comerciantes e espaços como Armazéns do Chiado e lojas do Príncipe Real.

No resto da cidade, as luzes que ficam normalmente a cargo de cada junta, parecem ainda não estar acesas em alguns dos bairros. Outros, como Belém, terão escolhido nem ligar as luzes mas, em vez disso, apoiar famílias carenciadas, numa época difícil.

Em Benfica, a junta até pediu ajuda aos moradores locais para enfeitarem as janelas das suas casas, já que a regra será, este ano, passar certamente mais tempo do que nunca entre as paredes de cada família.

Com todas estas informações, num ano em que há menos pessoas nas ruas, quase nenhuns turistas, pode já imaginar que o centro de Lisboa está ligeiramente diferente, cumpriu os mínimos, lembra Natal mas sem a habitual magia, certo? Absolutamente errado.

A NiT esteve por lá e mostra-lhe como está incrível a cidade neste difícil 2020. Com recantos, detalhes e iluminações verdadeiramente mágicas. Descubra Lisboa iluminada em 29 fotos, que pode carregar na galeria para conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT