Na cidade

Lisboa já está iluminada e cheia da magia de Natal: veja as incríveis fotos

A NiT foi capturar alguns dos melhores pontos iluminados para a quadra — a reportagem leva-o numa viagem pelo centro da capital.
O Terreiro do Paço.

O frio chegou em força, a Black Friday já passou e, caso não tenha reparado, o calendário não mente: falta oficialmente menos de um mês para o Natal. No passado dia 19 de novembro, Lisboa pintou-se de luz, cor e magia de da quadra. As iluminações acenderam-se pelas ruas. E o famoso, gigante e tradicional pinheiro de Natal de 30 metros, no Terreiro do Paço, também ficou iluminado.

Segundo a União de Associações do Comércio e Serviços e a Câmara Municipal de Lisboa, que se uniram na iniciativa, este ano, a capital será iluminada com recurso a cerca de dois milhões e 100 mil lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED.

Estes diodos emissores de luz permitem uma poupança energética na ordem dos 80 por cento face às antigas ampolas incandescentes. As luzes estarão espalhadas por 50 locais, entre praças, ruas e avenidas.

Com mais de 770 instalações luminosas que totalizam mais de 210 quilómetros de cordão de luz, a cidade terá diversas ruas com adereços de Natal, com destaque para a zona pedonal da Rua Augusta e a Praça Luís de Camões. A novidade deste ano será a distribuição por alguns pontos específicos de instalações denominadas de photocall, com efeitos como arcada de luz, um trenó e um marco do correio.

“Este ano é especial para nós”, diz Maria de Lourdes Fonseca, Presidente da Direção da UACS. “É um ano de mudança em que estamos a voltar a poder estar todos juntos e a comemorar esta época que se avizinha, que é das mais importantes para muitos famílias portuguesas, que se reúnem para assinalar o Natal. Desta forma, é com muito entusiasmo, que voltamos a reacender as luzes da cidade de Lisboa para dar brilho ao presente com um olhar no futuro”, afirma.

A NiT andou pelas ruas do centro da capital a capturar os pontos mais icónicos e iluminados da cidade e mostra-lhe como está bonita Lisboa neste Natal de 2021.

Carregue na galeria e descubra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT