Na cidade

Lisboa tem 11 pontos de embalagens que lhe dão talões de descontos

O projeto da capital pretende incentivar a reutilização e reciclagem e está espalhado por vários locais da cidade.
Imagem da autarquia.

Se ainda não conhece o projeto Bebidas + Circulares de Lisboa, saiba que já existem 11 pontos de recolha espalhados pela capital onde, ao depositar as suas embalagens, recebe um talão que pode descontar nas compras ou ajudar uma IPSS. Onde? Basta consultar uma página da iniciativa, que lhe mostra cada um dos locais.

O projeto, recorda a Câmara Municipal de Lisboa esta segunda-feira, 9 de agosto, nas suas redes sociais, surgiu no final do ano passado como um nova forma de reciclar garrafas e latas e de transformá-las em algo útil. Através das garrafas de vidro e de plástico e das latas recolhidas, o material vai ser reciclado e convertido em novas embalagens de bebidas.

Segundo foi anunciado no final do ano passado, a recolha é feita então em 11 máquinas automáticas espalhadas por vários pontos comerciais da cidade. Cada garrafa ou lata com um tamanho máximo de 0,5 litros vale dois cêntimos, enquanto por cada garrafa acima dos 0,5 litros serão devolvidos cinco cêntimos. Pode escolher entre um vale de desconto para utilizar nessa mesma superfície comercial ou então um vale donativo, que será entregue a instituições de solidariedade como a Associação Mais Proximidade Melhor Vida ou a Ajuda de Berço.

O projeto deverá durar cerca de um ano e estima que venham a ser recolhidas 50 toneladas de plástico e 2,5 milhões de embalagens para reciclar. No total, haverá um investimento de cerca de um milhão de euros, sendo que 90 por cento serão financiados pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021.

Além da Câmara Municipal de Lisboa, a iniciativa conta com parcerias com associações como a Águas Minerais e de Nascente de Portugal, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas. Todas as informações estão disponíveis no site do projeto.

 

 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT