Na cidade

Lisboa prolonga plano de contingência para proteger do frio as pessoas sem-abrigo

As estações do Rossio, Santa Apolónia e Oriente vão continuar abertas à noite até ao dia 1 de fevereiro.
Foi prolongado até dia 1 de fevereiro.

Os próximos dias vão continuar a ser bastante frios na capital, com as temperaturas mínimas a chegarem mesmo aos três graus. Face a estas previsões, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu prolongar o plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo até ao dia 1 de fevereiro, quarta-feira.

Assim, a estrutura de apoio que junta várias entidades e que foi criada no dia 24 de janeiro vai manter-se ativa para ajudar pessoas em condição de sem-abrigo durante a noite. As equipas técnicas de rua estão espalhadas por sete locais na cidade para encaminhar as pessoas ao Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco, onde serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos. Vão estar no Rossio, Intendente, Saldanha, Gare do Oriente, Estação de Santa Apolónia, Cais do Sodré e Alcântara.

As estações de Metropolitano do Rossio, Santa Apolónia e Oriente também vão continuar a abertas para a população em situação sem-abrigo das 23 horas às 6h30. Segundo o Metropolitano: “Serão criadas as condições básicas para permitir a pernoita de pessoas sem abrigo, de acordo com as regras de higiene e de segurança impostas pela DGS, disponibilizando o acesso às instalações sanitárias e a limpeza dos espaços”.

O Metropolitano de Lisboa vai ainda distribuir gorros e mantas reciclados a partir de peças do antigo vestuário de trabalho dos funcionários.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT