As escape rooms explodiram em 2014 e rapidamente se espalharam por todo o País. “Tudo começa com um grupo de jogadores que fica preso numa sala, onde o objetivo do jogo é resolver enigmas, puzzles e charadas para avançar no jogo, antes que o tempo se esgote. Os jogadores devem cooperar e trabalhar em equipa para superar os desafios. Os jogos têm uma componente misteriosa e enigmática e a inteligência é o fator determinante para conseguir resolver o enigma”, explica à NiT Cátia Lemos, responsável pelo Marketing da Game Over.
Esta empresa internacional, que chegou a Portugal em agosto de 2017, prepara-se para abrir uma nova filial em Lisboa, a 24 de janeiro. Esta será o segundo espaço da marca na capital — o primeiro abriu no Bairro Alto — e tem salas inspiradas em “Saw”, “A Guerra dos Tronos”, “The Walking Dead”, entre outros fenómenos da cultura popular.
É no novo edifício localizado em Santa Clara — uma zona pela qual se apaixonaram assim que a viram pela primeira vez que decidiram criar as salas temáticas que roubam inspiração a “La Casa de Papel”, com La Misión Del Profesor, onde “os jogadores são fechados dentro da Casa da Moeda e têm que escapar com o dinheiro.” Também haverá uma área baseada em “Harry Potter”, chamada School of Magic. Aqui, um feiticeiro das trevas foge da prisão de Azkadan com o objetivo de aterrorizar o mundo e envolvê-lo em trevas.
Em Horror Circus, a ação passa-se dentro de um circo e os jogadores têm que fugir do palhaço antes que acabe o tempo. Na sala inspirada nos Illuminati, os participantes tentarão desvendar a influência deste grupo secreto no Vaticano e quais os planos assustadores que têm em mãos.
Também há um jogo para os fãs de terror: Haunted Mansion consiste na procura por um artefacto que é simultaneamente a chave para poderem fugir de uma casa assombrada. Por último, em 1001 Noites, o objetivo é entrar no palácio, derrotar o maléfico Califa e restituir o trono a Sultão.
O principal objetivo da Game Over, explica Cátia Lemos, é o de transportar os participantes para os mundos fictícios das suas séries e filmes favoritos, através de uma cenografia realista e imersiva.
Cada um destes jogos tem a duração máxima de 60 minutos. Os preços começam nos 17€ mas está sempre dependente do número de jogadores e da sala escolhida. No entanto, a Game Over tem descontos para festas de aniversário e despedidas de solteiro, bem como giveaways esporádicos nas redes sociais.