Na cidade

Lisboa vai receber outro festival religioso — e terá um Cristo gigante insuflável

O evento Brasil com Fé deve acontecer na Torre de Belém e inclui uma feira e vários espetáculos musicais e de videomapping.
Vai acontecer antes da Jornada Mundial da Juventude.

Lisboa vai receber pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento juvenil católico do mundo, entre 1 e 6 de agosto, que deverá trazer mais de um milhão de fiéis à cidade. A capital portuguesa irá receber este ano grupos de jovens de todo o planeta, além de contar com a presença do Papa Francisco, que vai celebrar a missa no final da iniciativa no Parque do Tejo — mas este não será o único evento religioso a acontecer em Lisboa neste verão.

Ainda antes da Jornada Mundial da Juventude, a capital vai receber um festival de turismo religioso, organizado pelo Santuário do Cristo Redentor, que vai aproveitar a ocasião para celebrar o 10.º aniversário do evento no Rio de Janeiro. Além disso, pretende estreitar as relações entre o principal santuário brasileiro e o português Cristo-Rei, em Almada.

“Pensámos num projeto para um evento de nove dias, desde 29 de julho, quando celebramos os 10 anos da JMJ do Rio de Janeiro, para falar de turismo religioso e do Rio de Janeiro através da cultura, arte e fé. Vai ser uma oportunidade única”, explicou na passada sexta-feira, 3 de fevereiro, Carlos Lins, diretor de marketing do Cristo Redentor, numa conferência de imprensa em Lisboa, citado pela “Publituris”.

O festival Brasil com Fé deverá decorrer nos jardins da Torre de Belém, em Lisboa, com data prevista de arranque para 29 de julho. Além de terem uma área de 47 mil metros quadrados, os jardins da Torre de Belém foram escolhidos por serem um local simbólico: foi nesta zona da cidade que partiram as naus que descobriram o caminho marítimo para o Brasil. 

Outro motivo é o facto de ser uma das zonas da capital onde é possível avistar o Cristo-Rei, que vai ter um papel importante neste festival. “São santuários irmãos e, por isso, o Cristo-Rei de Almada vai fazer parte dessa grande celebração prevista para agosto”, explicou o responsável. Para o evento, está prevista a construção de um “Cristo Redentor gigante” e insuflável, que vai ficar colocado em frente ao que está do outro lado do rio.

O Brasil com Fé inclui ainda uma área expositiva, uma feira com stands dedicados ao turismo religioso e prevê também a realização de espetáculos musicais num palco que deverá ser instalado em frente da Torre de Belém, bem como espetáculos de videomapping para contar a história dos santuários e uma experiência imersiva relacionada com a fé.

“Queremos aproveitar esse fluxo de jovens europeus e os brasileiros que moram em Portugal para trazer essa grande feira de brasilidade, com a exposição dos santuários e do turismo religioso, para explorar essa grande vocação de turismo religioso que temos, com um grande festival”, acrescentou Carlos Lins.

São esperados cerca de 1,5 milhões de fiéis durante a semana da Jornada Mundial da Juventude, sendo que 30 mil serão voluntários. As principais cerimónias estão marcadas para o Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e de Loures. Aproveite para ler o artigo da NiT e descobrir quanto é que o governo vai gastar ao certo para receber a iniciativa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT