Para fugir ao trânsito, para fazer exercício ou por consciência ambiental, a bicicleta é um meio de transporte cada vez mais utilizado nas grandes cidades. Lisboa não é uma exceção e por isso vai ter mais bicicletas elétricas em movimento a partir do próximo mês.
A EMEL anunciou a compra de 730 novas bicicletas elétricas, que vão reforçar o sistema de transporte partilhado em Lisboa. As GIRA, nome dado a estas bicicletas partilhadas, e a sua manutenção estão a cargo da EMEL desde maio e têm como função principal facilitar a vida dos habitantes e de quem se movimenta por Lisboa.
Com um custo de 1.191€ por bicicleta, esta aquisição em concurso público internacional foi adjudicada ao Consórcio MEO/Soltráfego e teve um custo total de 869.430€. As primeiras 400 bicicletas devem chegar já em dezembro, sendo que as restantes devem chegar ainda no primeiro trimestre de 2021.
Para utilizar as GIRA basta descarregar a app, selecionar um passe e recolher a bicicleta onde mais lhe der jeito. No final, só precisa de deixá-la numa estação GIRA. Todas as informações estão no site próprio.