Na cidade

Lisboa vai ter pela primeira vez um desfile dedicado ao St. Patrick’s Day

A festa irlandesa vai ser celebrada com música e animação na Avenida da Liberdade a 17 de março.
Vai estar pela primeira vez em Portugal.

O St. Patrick’s Day, a mais famosa festa irlandesa,  celebra-se, hoje em dia, um pouco por todo o mundo, sendo assinalada por mais de 70 milhões de pessoas. O feriado que remete à data da morte do santo padroeiro da Irlanda, a 17 de março, é uma tradição com centenas de anos e em 2024, pela primeira vez, vai ser celebrado em Lisboa com um desfile.

Pelas 16 horas, na Avenida da Liberdade, vai encontrar mais de 200 músicos, membros de 10 bandas de gaitas diferentes, oito espanholas e duas portuguesas. O objetivo é “contagiar os portugueses com o espírito irlandês e dar cor e forma a uma marcha de celebração”. Para isso prometem “muita música e animação”.

A parada é aberta ao público e a única coisa que tem de fazer é aparecer. A iniciativa é promovida pela marca irlandesa Guinness, que convida os portugueses “a marcarem presença e a celebrarem com o ADN irlandês.”

O St. Patrick’s Day é uma data que celebra o santo padroeiro da Irlanda, conhecido por ter trazido a religião católica para o país. As famílias irlandesas costumam ir à igreja durante a manhã e comemoram à tarde. A tradição espalhou-se naturalmente a outros países, sobretudo com a ajuda dos emigrantes irlandeses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT