Na cidade

Lisbon Under Stars volta às Ruínas do Carmo para mais uma edição

É o regresso do espetáculo de videomapping imersivo, com narração de Catarina Furtado, que portugueses e estrangeiros adoram.

Era um regresso há muito esperado. Depois de três edições de sucesso, o Lisbon Under Stars torna a apoderar-se das Ruínas do Carmo. Este espetáculo multimédia imersivo leva o público numa viagem espacial por vários momentos históricos, guiada pela inconfundível voz da apresentadora Catarina Furtado. A propósito da iniciativa, disponível durante dois períodos — de 5 de maio a 15 de julho e de 25 de agosto a 1 de outubro — o espaço de importante valor arqueológico transforma-se em telas tridimensionais onde se combinam projeções a 360º, coreografias virtuais e múltiplos efeitos visuais.

Embarcar numa caravela dos Descobrimentos Portugueses, observar as paisagens exóticas dos destinos alcançados pelos maiores navegadores do país ou sentir o terramoto de 1755, que tem na Igreja do Carmo um dos símbolos de resistência mais emblemáticos da catástrofe, são algumas das possibilidades proporcionadas por esta experiência sensorial de 45 minutos. Para que seja única e cada pessoa a viva da forma que melhor entender, o público pode “circular livremente pelo espaço, escolher, ver e descobrir vários ângulos e perspetivas”, descrevem os responsáveis em comunicado.

Temas de grandes nomes da música portuguesa, como Amália Rodrigues, José Afonso e Salvador Sobral vão ouvir-se no decorrer da atividade, graças às colaborações especiais com os músicos Mariza, Paulo Marinho e Teresa Salgueiro, e os Tocá Rufar, Coro de Câmara Lisboa Cantat e Orquestra de Câmara da GNR.

Também os artistas Add Fuel, Daniel Eime, Vanessa Teodoro e Mafalda M. Gonçalves participaram no projeto do ateliê português OCUBO, que já nos habituou a estas grandes produções e continua a surpreender. É igualmente responsável pela exposição que desvenda os mistérios do antigo Egito, para ver no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o espaço da Immersivus Gallery em Lisboa.

Desde a estreia, em 2018, na sequência do Ano Europeu do Património Cultural, o Lisbon Under Stars (LUS) já foi visto por cerca de 107 mil espetadores nacionais e estrangeiros. Caso queira contribuir para o crescimento deste número, saiba que haverá sessões de quinta-feira a sábado, sempre às 21h30. Os bilhetes começam nos 10€ — apenas os miúdos até aos três anos não pagam. A iniciativa resulta de uma parceria institucional com o Museu Arqueológico do Carmo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT