Na cidade

Loucura: temperaturas sobem aos 35 graus em 14 concelhos de Portugal

A previsão do IPMA deixou também o País em risco máximo de incêndios.
Finalmente, o calor

Já se sabia que os termómetros poderiam chegar até uns abrasadores 40 graus nos locais mais quentes do País. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tudo isto se deve ao ciclone tropical Alex.

A consequência óbvia desta subida súbita da temperatura é, claro, o aumento do perigo de incêndio, que será máximo em 14 concelhos espalhados por cinco distritos. São eles os concelhos do Sabugal,Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Constância, Abrantes, Sardoal, Mação, Ferreira, Nisa, Gavião, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira.

O IPMA alerta também que os concelhos de Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real estarão num nível abaixo de alerta, o de perigo muito elevado de incêndio.

Espera-se que, durante o fim de semana e até segunda-feira, estes níveis se mantenham, a par das temperaturas máximas apontadas entre os 30 e os 35 graus — mas com previsão de 40 graus na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT