Lisboa prepara-se para começar a celebrar oficialmente o Natal. A magia começa este sábado, 23 de novembro, com a inauguração da iluminação no Terreiro do Paço, às 18h30, junto à imponente árvore de Natal. A cerimónia inclui um espetáculo de luz e som e um concerto da cantora Aurea, com temas de filmes alusivos à quadra natalícia.
Benfica também acende as luzes natalícias no sábado, inaugurando o seu Bairro de Natal no Palácio Baldaya, às 18h30, com música ao vivo. Contudo, as atividades na freguesia não se resumem ao Natal. Os jardins deste espaço cultural de referência recebem, no mesmo dia, o regresso da Feira do Vinil, após o sucesso da edição de junho. Ali irá encontrar dezenas de expositores com discos, LP e singles de diferentes géneros e décadas, bem como acessórios e peças para gira-discos.
De regresso está também o Lisboa Connection Fest, organizado pela Luckyman Music e com curadoria de Pedro Galhoz, que arrancou esta quinta-feira, 21 de novembro, e vai prolongar-se até domingo, 24.
Inicialmente adiado devido às condições meteorológicas adversas, o festival apresenta, agora em formato indoor, artistas nacionais de folk, indie e blues como Tim, Kiko & The Blues Refugees, Ivo Palitos e Gringo’s Washboard Band, em salas emblemáticas da cidade, a salvo das intempéries.
Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para fazer nos próximos dias em Lisboa.
Sábado, 23 de novembro
Inauguração das luzes de Natal em Lisboa
As decorações luminosas vão ser ligadas no dia 23 de novembro, sábado, para voltar a encher de brilho e cor as ruas, avenidas e praças da cidade. O momento será assinalado, como é habitual, no Terreiro do Paço, às 18h30, junto à famosa Árvore de Natal que todos os anos se ergue naquela zona da cidade. A inauguração contará ainda com um espetáculo de luz e som e com um concerto de Aurea, que irá interpretar temas de filmes alusivos à quadra natalícia.
Feira Nacional de Vinil
Os jardins do Palácio Baldaya voltam a encher-se de música para receber amantes do vinil. Depois de uma primeira edição de sucesso, a feira regressa a Benfica com vários estilos de música, de várias décadas e dos mais variados artistas. Ali poderá encontrar discos, LPs, singles e algumas raridades.
Exposição “Arte e Tecnologia”
Criado pela Fundação Altice para homenagear a visão inovadora de Norberto Fernandes, o primeiro administrador da Fundação Portugal Telecom, na promoção da arte e da tecnologia, o prémio destina-se a apoiar e impulsionar a arte contemporânea em Portugal e tem duas exposições abertas ao público em Lisboa. A exposição “Arte e Tecnologia” apresenta 10 obras que exploram a relação entre a arte e a tecnologia.
Inauguração das luzes de Natal em Benfica
A freguesia de Benfica está prestes a ficar toda iluminada e com decorações alusivas à época natalícia. É no sábado, 23 de novembro, que acontece a inauguração oficial das iluminações do Bairro de Natal, que “promete iluminar os corações de todos”. O momento vai acontecer no Palácio Baldaya, um espaço cultural de referência na cidade com espaços multiusos para concertos e espetáculos, às 18h30. Além das luzes, a inauguração será marcada por apontamentos musicais.
Mercadinho Domus
O evento solidário decorrerá no número 22 da Avenida José Malhoa, em Lisboa, e o bilhete de entrada é a doação de um ou mais artigos da lista de necessidades apresentada pela instituição apoiada (material escolar, produtos de higiene, higiene íntima e roupa), recebendo em troca um pacote de pipocas. Além de uma variedade de opções de presentes de Natal que incluirão artigos de artesanato, bijuteria, chás, aromas e, claro, produtos tradicionais, existem também várias atividades programadas, como o workshop da pastelaria Snow Cakes, onde os participantes aprenderão a confecionar as bolachas conhecidas como “areias”, marcado para as 15 horas.
Domingo, 24 de novembro
Mercado das Cores
O Mercado de Santa Clara vai receber uma edição especial de Natal, onde poderão encontrar um mercado de artigos novos (artesanato, produtos regionais, produtos gourmet, produtos biológicos, produtos reciclados e reaproveitamento de materiais, plantas, conceitos originais e inovadores, origami e produtos sustentáveis, entre outros).
Lisbon Connection Fest
Após ter sido adiado devido ao mau tempo, o Lisboa Connection Fest regressa mesmo este fim de semana. Organizado pela Luckyman Music, com a curadoria de Pedro Galhoz, o festival reúne nomes nacionais da música folk, indie e blues. Com a programação revista para um formato indoor, o cartaz mantém os artistas previamente anunciados. No domingo, por exemplo, os Gringo’s Washboard Band vão atuar no Turim ‒ Um Teatro em cada Bairro.
Mercadinho Solidário
O Montepio Associação Mutualista vai organizar novamente o Mercadinho Solidário – Presentes com Significado, na Rua Castilho, perto do Marquês de Pombal, com o objetivo promover a solidariedade e a entreajuda através da aquisição de presentes, produzidos por instituições de solidariedade social nacionais. Além dos artigos de artesanato, peças de cerâmica, acessórios de moda, brinquedos e produtos gourmet, haverá um programa com várias atividades ao longo de uma semana.
Rossio Christmas Market
O mercado de Natal instalado na Praça do Rossio reúne bancas com comida, um enorme pinheiro decorado a rigor e muito artesanato. O grande destaque, contudo, é o comboio que percorre as principais ruas da Baixa. Os passeios realizam-se entre as 15 e as 22 horas.
Exposição “A Loja a Fingir de Museu Imaginário”
O Entrepiso do LU.CA recebe uma exposição sobre Alexandre O’Neill disfarçada de loja de souvenirs, memorabilia ou recordações relacionados com a vida e obra do poeta. É um complemento à peça de teatro “Um Poeta em Forma de Assim”, que leva numa visita guiada à cabeça de O’Neill, transformada agora numa delegação do Museu do Pensamento Poético.
Exibição do filme “What About China?”
O Doc’s Kingdom – Seminário internacional de cinema documental reúne uma comunidade internacional de 100 participantes para um encontro intensivo de sessões e debates com a presença de cerca de 10 cineastas ao longo de uma semana. No âmbito do evento vai ser exibido, no Museu do Oriente, o filme “What About China?”, de Trinh T. Minh-ha.