Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Na cidade

Madeira impõe dupla testagem aos emigrantes e anuncia mais restrições no Natal

Não são permitidos circos e de parques de diversão nem haverá "noites do mercado", eventos que reuniam milhares de pessoas.
Imagem da European Best Destinations.

Até agora, a medida era apenas obrigatória para os estudantes madeirenses no exterior, de regresso a casa para o Natal. Mas a dupla testagem para Covid-19 vai ser alargada a todos os residentes emigrantes que desembarquem na Região Autónoma da Madeira nos próximos 15 dias, anunciou o executivo regional.

“Os incómodos que esta medida acarretará para muitos dos nossos concidadãos não são comparáveis a uma situação de descontrolo da pandemia, que todos queremos evitar”, explicou esta quarta-feira, 25 de novembro, o presidente do Governo madeirense, citado pela Lusa. A dupla testagem implica que quem chegue tem de fazer um teste nessa altura e depois outro no quinto ou sétimo dia, devendo ficar confinado até lá.

Miguel Albuquerque anunciou também novas medidas de controlo, prevenção e combate à pandemia, tendo em vista a quadra natalícia, revelando que não será permitida a abertura de circos e de parques de diversão no arquipélago, nem haverá “noites do mercado”, eventos que reúnem milhares de pessoas naqueles recintos.

O executivo decidiu ainda cancelar a corrida de São Silvestre e proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, exceto em esplanadas devidamente licenciadas. O espetáculo de fogo de artifício no fim do ano decorrerá na “data e hora previstas”, mas o governo vai apresentar um plano de limitação dos espaços públicos que habitualmente são usados para o seu visionamento, como artérias, praças e miradouros do Funchal.

Recorde-se que, recentemente, a Madeira tinha criado uma campanha a incentivar os portugueses a visitar as ilhas na quadra natalícia, lembrando ter sido eleita o destino mais seguro da Europa para esta época. No entanto, com um aumento recente de casos e apesar de se manterem os eventos já anunciados, são agora reforçadas as medidas de controlo da pandemia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT