República Dominicana, Cabo Verde, México, Tunísia ou até um cruzeiro no Mediterrâneo. Estas são apenas algumas das viagens que pode ter a oportunidade de ganhar na 35.ª edição da BTL — Better Tourism Lisbon Travel Market (anteriormente, Bolsa de Turismo de Lisboa) que arrancou esta quarta-feira, 12 de março. De regresso aos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, a maior feira de turismo do País vai estar a oferecer uma série de prémios até domingo, dia 16.
Um dos destaques do evento, que este ano terá a maior edição de sempre — com mais de 1.500 expositores — é o regresso do “Passaporte BTL”, onde os visitantes serão desafiados a explorar os destinos internacionais presentes na feira. A iniciativa, com o patrocínio da Top Atlântico, vai oferecer 4.000 prémios, incluindo viagens, vouchers e estadias em hotéis.
Para terem a oportunidade de conquistar um deles, os participantes têm de levantar o passaporte no balcão de entrada no Pavilhão 4. Depois, é só começar a visitar todos os stands dos destinos internacionais identificados no mesmo (com o símbolo do carimbo).
Quando o documento estiver carimbado com todos os destinos, incluindo o do Top Atlântico, deverá regressar ao balcão inicial para validá-lo e recolher um dos envelopes que esconde o prémio de participação.
Esta é apenas uma das muitas iniciativas que pode fazer na feira, que terá mais de 600 eventos em cinco dias. Ao todo, são 50 mil metros quadrados com centenas de expositores e mais de 100 destinos internacionais. É considerada a maior feira de turismo organizada em Portugal e a principal plataforma de venda de viagens do País.
O evento reúne profissionais do setor e público em geral, que terão a oportunidade de descobrir novos países, aproveitar ofertas exclusivas e garantir as melhores condições na reserva das férias — até porque há muitos stands que vão estar a oferecer descontos imperdíveis.
Tal como nas edições anteriores, a programação inclui uma oferta diversificada, desde a cultura até à tecnologia. Este ano o destaque vai para Cuba, o o Destino Internacional convidado. Já o município português convidado é Leiria, enquanto as regiões turísticas em destaque são o Alentejo e o Ribatejo.
A feira conta com diversas áreas temáticas, como a BTL Cultural, dedicada à promoção da cultura e património dos destinos, a BTL Emprego, que apresenta as melhores oportunidades de carreiras no setor do turismo, ou a BTL Weddings, que destaca as tendências para casamentos.
Já a BTL Wellness centra-se no turismo de saúde e bem-estar, enquanto a BTL LGBTI+ promove a inclusão e a diversidade no turismo. O programa será distribuído por oito espaços distintos: Auditório AVK, Palco Better by AVK, Palco Wellness, Casa de Fados da Cuca Roseta (embaixadora do evento), Palco Turismo Religioso, Palco BTL Emprego, Centro de Reuniões da FIL e Meeting Room.
Os primeiros dois dias, quarta e quinta-feira, são reservados aos profissionais da área. A feira pode ser visitada pelo público em geral a partir desta sexta-feira, dia 14, das 17 às 23 horas, no sábado, do meio-dia às 23 horas, e no domingo, do meio-dia às 20 horas. O bilhete diário pode ser comprado online e custa 8€.