Na cidade

“Maior presépio natural” do País tem 1500 metros quadrados e é inaugurado esta semana

Começou a ser instalado a 20 de outubro. O recinto conta ainda com um mercado de Natal e pista de gelo ecológica.
Tem 1.500 metros quadrados.

Na altura do Natal, todas as autarquias querem ter o melhor presépio de Portugal. Parece que um dos grandes vencedores este ano fica no Sabugal, onde a representação figurativa de cariz religioso tem cerca de 1.500 metros quadrados. Já é um dos elementos-chave da cidade no distrito da Guarda.

É descrito como o “maior presépio natural” do País, e foi criado pelos próprios funcionários da Câmara Municipal. A inauguração oficial está marcada para esta sexta-feira, 8 de dezembro — e pode ser visitado até 7 de janeiro do próximo ano.

O projeto demorou cerca de um mês e meio a estar concluído (a instalação arrancou a 20 de outubro) e, tal como o nome indica, foi criado com materiais recolhidos na natureza. Os números são verdadeiramente impressionantes: conta com uma tonelada de troncos de castanheiros, musgo, hera, areia e juncos.

Tal como é habitual, apresenta o nascimento de Jesus Cristo num estaleiro em Belém. Ao seu lado estão algumas das figuras mais emblemáticas da Bíblia, como Maria, José, os Três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melchior), animais e muito mais.

Também são representadas algumas cenas do quotidiano típico daquela época. Vai poder ver, por exemplo, vários pescadores, pastagem, uma ponte, um curso de água, as muralhas da cidade, a casa do rei, entre outros.

O evento de inauguração começa pelas 15 horas. Ao lado do presépio há muitas mais atividades, como uma pista de gelo, animação de rua, oficinas, passeios de burro ou de charrete e ainda um mercado de Natal com muita comida e artesanato. Este ano, tudo isto decorrerá na zona de estacionamento à frente do Tribunal.

Carregue na galeria para ver como estava o maior presépio natural do País o ano passado.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT