Na cidade

Mais chuva, frio, neve e vento forte: assim será a semana

Vários distritos do País estão com aviso amarelo por agitação marítima e rajadas de vento. Proteção Civil também está atenta.
Um arranque difícil.

A semana que terminou foi marcada por chuva, granizo, neve, agitação marítima forte e muito frio em todo o País. E a que agora começa será igualmente típica de inverno —apesar de ele ainda não ter chegado —, e com um quadro semelhante.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, 7 de dezembro, as previsões apontam para céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Além disso, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão com um aviso amarelo devido à previsão de vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e até 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 12 horas desta segunda-feira e as 15 horas de terça-feira, dia 8.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão também estar sob aviso amarelo entre 15 horas de segunda-feira e as 15 horas de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

No Porto, a Proteção Civil Municipal já alertou para a existência destas previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, nomeadamente vento forte, continuação de agitação marítima e precipitação ou aguaceiros.

Nos próximos dias, a situação deverá manter-se semelhante, estando atualmente prevista chuva e frio para quase todo o País e neve nas terras altas até pelo menos meio da semana. O novo agravamento do estado do tempo está associado à passagem de uma nova depressão: depois da Dora, esta superfície tem o nome de Ernest, informou o IPMA.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT