As dating apps já não são uma novidade, mas a diferença de expectativas entre encontros descomprometidos e uma relação duradoura é o que leva muitos a desistir ao final de alguns encontros. E isto se chegarem a sair do chat para um encontro real.
É este entrave que a plataforma Felizes.pt tem vindo a tentar ultrapassar há mais de 10 anos. Lançada em 2014 com foco exclusivo em Portugal, este site quer que as relações que aqui se iniciam tenham “um final feliz”.
“O Felizes.pt oferece um espaço seguro onde qualquer pessoa com mais de 30 anos, que procure um relacionamento sério e duradouro ou uma nova oportunidade no amor, encontre alguém com objetivos e princípios semelhantes aos seus. Acreditamos que a afinidade intelectual e os traços de personalidade são mais determinantes para um match bem-sucedido do que apenas as fotografias. Prova disso são os 20 mil casais que já unimos”, adiante Rui Sousa, CEO da empresa.
Com mais mulheres do que homens inscritos, a plataforma tem mais de 226 mil utilizadores ativos — e só nos últimos anos o número de mulheres divorciadas aumentou em cerca de 20 por cento.
“‘Olá, gostas mesmo de todos estes tipos de música? É estranho’, disse-me ele. Eu respondi-lhe um pouco irritada porque, pensava eu, que ele estava a duvidar do meu gosto musical, que é bastante abrangente e fora do comum”. Apesar do arranque atribulado, a união teve um final feliz. Bruno, de 46 anos, e Paula, 42, não ficaram imediatamente impressionados, mas um ano depois estavam noivos.
Este é só um de centenas de testemunhos de quem encontrou o par perfeito neste site, onde, além de histórias com casamentos, há relações que resultaram também em filhos.
E se para quem está a ponderar entrar neste mundo a segurança é um tema a ter em conta, então o Felizes.pt pode ter mais para oferecer do que outras plataformas de encontros. O site conta com sistemas de proteção que envolvem inteligência artificial, mas também controlo manual. Desde contas falsas ou ligadas a fraude, o sistema deteta até conteúdos de nudez explícita enviados pelo chat, para os quais surge um aviso e um filtro que pode ser removido por quem recebe, se assim o entender, sem ter de ser exposto a este tipo de imagens caso não tenham sido enviadas com consentimento.
A plataforma promove descrições detalhadas no perfil: é aí que acredita estar a essência de ligações mais honestas e reais. E é aí que as mulheres se destacam. Elas dedicam-se à informação pessoal que partilham, com descrições cerca de 20 por cento mais extensas do que os homens. Algo que demonstra uma abordagem já seletiva nas expectativas que têm para um potencial parceiro.
A plataforma é gratuita e pode ser usada no site ou através da app.