Na cidade

Mais metro, novo terminal fluvial e 2 pontes: os planos do governo para a Margem Sul

O primeiro-ministro António Costa anunciou os vários projetos para o Arco Ribeirinho Sul, que envolve seis municípios.
É uma revolução na mobilidade.

Se vive na Margem Sul do Tejo, prepare-se: vem aí uma revolução na mobilidade. O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira, 29 de março, vários projetos para o Arco Ribeirinho Sul, que envolve os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo e Seixal. 

Entre as novidades destacam-se, por exemplo, a extensão do Metro Sul do Tejo, do Seixal a outros concelhos, um novo terminal para barcos da Transtejo, novas pontes rodoviárias entre Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo e um corredor verde para bicicletas e peões, de Almada até Alcochete. A antecipação dos novos projetos e investimentos foi feita pelo primeiro-ministro no diário regional “O Setubalense”, anúncio a que o jornal “Público” teve acesso.

No artigo, António Costa recorda que o governo vai continuar a “investir em Setúbal como distrito incontornável” para o desenvolvimento do País e que o Arco Ribeirinho Sul “será um território pensado para a utilização equilibrada do espaço: terá espaços de habitação, serviços, indústria tecnológica e lazer”.

Os primeiros passos para a concretização destes projetos serão dados na Resolução do Conselho de Ministros marcada para 30 de março, quinta-feira, que vai decorrer no Forte de Albarquel em Setúbal. O encontro entre os membros do governo irá permitir o “arranque dos trabalhos técnicos das próximas fases da expansão do Metro Sul do Tejo e a concretização de projetos para a construção de novas ligações entre o Barreiro e o Montijo e o Barreiro e o Seixal, de um novo terminal fluvial na Moita e do Passeio do Arco Ribeirinho Sul, via pedonal, ciclável e de estrutura verde, garantindo a ligação de Almada a Alcochete”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT