Na cidade

Amadora vai ter 9 novos parques caninos — e abrem todos no mesmo dia

"Um parque canino por freguesia" é o mote deste concelho da Área Metropolitana de Lisboa.
Os melhores amigos.

Locais por excelência para todos os que não passam sem a companhia do seu fiel amigo de quatro patas, os parques caninos são uma aposta relativamente recente de diferentes autarquias portuguesas, à semelhança do que acontece a nível mundial.

O conceito é simples: criar espaços aptos e preparados para os cães, com equipamento próprios e adequados, em alguns casos com regras próprias e onde os animais e seus donos se sintam seguros — e felizes.

Por isso, esta semana, a Câmara Municipal da Amadora anunciou que está a concluir a construção de nove Parques Caninos, integrados nas várias freguesias do município da Amadora. Todos eles abrem, adiantou a autarquia à NiT, no mesmo dia: no próximo dia 5 de abril, logo depois da Páscoa.

Ainda segundo informações do município, estes parques caninos serão espaços ao ar livre, vedados, com zonas sombreadas, e irão estar dotados de todos os equipamentos necessários para que os animais possam usufruir, correndo e brincando com liberdade e segurança. Aqui não haverá necessidade de trela ou açaime nem risco de fuga para a via pública, seguindo as tendências e normas atuais de segurança.

Imagem da construção de um dos espaços.

Os novos espaços têm uma área aproximada de 400 metros quadrados e vão estar todos equipados com instalações que promovem o exercício físico, a agilidade e o estímulo motivacional, bem como com bebedouros para os patudos e seus acompanhantes e zona de WC.

Ainda segundo a autarquia, a implementação desta rede de parques preconiza “uma das respostas às necessidades de qualidade de vida da população animal”, melhorando as condições de segurança dos animais e dos munícipes, e foi pensada tendo em conta as preocupações estéticas e funcionais de cada equipamento, encontrando-se todos integrados na malha urbana, “com respeito pelas características específicas da sua localização”.

Os nove novos Parques Caninos municipais, que vêm acrescer aos dois já existentes no concelho (Parque das Artes e do Desporto), são os seguintes: Parque do Zambujal; Parque do Metro da Falagueira; Espaço Verde da Rua Dr. Francisco Sousa Tavares; Parque do Neudel; Espaços Verdes da Estrada da Correia (Bairro 11 de Março); Parque Moinho do Vento (Serra das Brancas); Parque dos Eucaliptos (Moinhos da Funcheira); Parque Rua Joaquim dos Santos Teixeira (Borel); Parque das Casas do Lago.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT