O clima pode não ser o melhor para um mergulho na praia neste fim de semana, mas Lisboa oferece uma variedade de atividades — algumas bastante originais — para aproveitar nos próximos dois dias, todas gratuitas.
Um dos principais destaques é o retorno da Red Bull Flugtag, conhecido como a “competição mais maluca de sempre”. Após as edições de 2002 e 2006 em Lisboa, e de 2014 em Cascais, este evento regressa à Doca da Marinha no sábado, 7 de setembro, desafiando os entusiastas da pilotagem e da engenharia criativa.
Os participantes têm a missão de conceber uma máquina voadora que consiga planar sobre a água o maior tempo possível — com espaço para muita criatividade. Entre os projetos que se destacam, incluem-se máquinas com formatos inusitados, como pizzas ou caravelas, homenageando os famosos navegadores portugueses. João Manzarra, Rui Simões e Catarina Maia serão os anfitriões do evento.
A partir desta sexta-feira, 6 de setembro, inicia-se também a terceira edição da Colina das Artes, que decorrerá até 14 de setembro nos bairros da Graça e de São Vicente, em Lisboa, com atividades igualmente gratuitas. O festival oferecerá concertos em vários locais da freguesia de São Vicente de Fora, incluindo no miradouro Sophia de Mello Breyner, onde atuarão os Músicos do Monte nos dias 7 e 8, e no Largo da Graça, onde os Farra Fanfarra se apresentarão (também a 7).
O programa incluirá ainda cinema nos claustros do Convento da Graça, bem como tertúlias e teatro amador na Casa Mocambo e no Botequim.
Para os amantes da leitura, o Jardim do Palácio de Belém será o espaço escolhido, recebendo a famosa Festa do Livro, que contará com mais de 100 bancas de diversos géneros literários. A organização, liderada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), pretende celebrar editores e escritores de língua portuguesa, promovendo a leitura e a divulgação de obras.
O evento oferecerá uma área dedicada à exposição e venda de livros, atividades culturais, um espaço de restauração e uma zona infanto-juvenil com propostas de leitura para os mais novos. A animação musical ficará a cargo de Fernando Daniel (dia 7) e Capitão Fausto (dia 8).
Confira abaixo as sugestões gratuitas de atividades para o fim de semana em Lisboa.
Sábado, 7 de setembro
Mercado P’la Arte
No primeiro sábado do mês, no Prata Riverside Village, em Marvila, pode visitar este mercado inovador que reúne mais de 30 artistas que apresentam e vendem as suas obras.
Red Bull Flugtag
Uma competição única na Doca da Marinha, onde equipas tentam criar máquinas voadoras que consigam planar sobre a água. A entrada é livre.
Exposição “Circumetric”
Na Galeria de Santa Maria Maior, esta exposição de Pedro Besugo apresenta pinturas que retratam a cidade e memórias de viagem. A técnica do artista mistura uma teia de desenho abstrato, pintura, colagem e tinta.
Exposição “Paradise Found”
A mostra na Casa do Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro reflete sobre a importância crucial e crescente dos espaços verdes nas malhas urbanos a partir de processos fotográficos alternativos e experimentais. Afinal, são lugares onde se criam e cruzam experiências e memórias, individuais e coletivas, que têm ainda a capacidade de nos fazer lembrar o lugar de onde vimos, ao qual pertencemos, e dentro do qual vivemos.
Espetáculo “Seja Bem Vinde”
Iniciou-se no ano de 2024 como um projeto de performance que tenta dialogar com o processo de nascimento e renascimento nas suas diversas formas. Vai acontecer no Espaço Alkantara e explora o nascimento e o acolhimento de novos seres ao mundo.
Música no Vale / Festas na Rua
A Gulbenkian Música inaugura a sua temporada com um concerto gratuito no Vale do Silêncio, em que o Coro e a Orquestra Gulbenkian apresentam repertório coral e sinfónico. O concerto marca o arranque das Festas na Rua, uma iniciativa que pretende ser um “momento de comemoração da tranquilidade e da boa energia”, segundo a EGEAC.
Concerto de Viviane no Palácio Baldaya
O Palácio Baldaya, um dos espaços de lazer mais concorridos de Benfica, está a celebrar sete anos desde a sua reabertura em 2017, após um século fechado ao público, com um ciclo de concertos gratuitos. Este sábado, é a aclamada cantora Viviane quem vai apresentar um espetáculo exclusivo.
Visita guiada ao Jardim da Estrela
A atividade, organizada pela Casa do Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro, propõe uma abordagem disruptiva à história do Jardim da Estrela, falando do que se sabe, mas sobretudo do que não se conhece: as alterações que sofreu, a dança das estátuas, a história dos portões, os segredos do coreto, os poemas que inspirou.
Domingo, 8 de setembro
Colina das Artes
O Colina das Artes regressa para uma terceira edição entre 6 e 14 de setembro. Irá decorrer, como habitualmente, nos bairros da Graça e de São Vicente, em Lisboa. Os concertos são um dos destaques do festival que ocupará vários espaços da freguesia de São Vicente de Fora. No instagramável miradouro Sophia de Mello Breyner, vai poder ver as atuações dos Músicos do Monte (7 e 8 de setembro).
Diariamente também estará patente a exposição “Subway Life”, de António Jorge Gonçalves. O artista retrata passageiros desconhecidos que viajam diariamente nos metros de várias cidades. O resultado poderá ser visto no Mercado de Santa Clara.
Feira da Luz
Todos os anos, a Feira da Luz, em Carnide, enche o Largo da Luz de música e muita animação durante praticamente um mês. O evento com mais de 500 anos prolonga-se até ao dia 29 de setembro e conta com vários ateliers, exposições, bancas de artesanato, barracas de comida, diversões para os mais novos e homenagens à padroeira do bairro, a Senhora da Luz.
Festa do Livro Belém
O Palácio de Belém volta a receber mais uma edição da Festa do Livro, com quatro dias de concertos, jogos didáticos, cinema, debates, sessões de autógrafos, apresentações de livros e muito mais. No domingo, por exemplo, a animação musical ficará a cargo dos Capitão Fausto, por volta das 21h30.
O Meu Bairro a Pé
A ideia do programa passa por percorrer bairros lisboetas de modo a explorar o património e a história destes territórios. Este domingo, a caminhada vai dar a conhecer o Bairro das Galinheiras, que oferece uma panóplia de histórias que ganham vida em cada recanto, em cada morador, entre vilas, prédios, betão, tijolos e paisagem rural que se mistura com a urbana, com habitações autoconstruídas e bairros camarários, e uma grande diversidade de culturas.
Poemas à Solta
Ao longo deste evento os atores intervirão junto de pessoas/grupos com os quais se cruzem no Jardim da Estrela. Em cada lugar apresentarão uma breve intervenção com poemas e excertos de autores portugueses como António Ramos Rosa, Sofia de Mello Breyner, Natália Correia, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, Miguel Torga, Mário Henrique Leiria, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, António Aleixo, Adelina Barradas de Oliveira.