Na cidade

Marcelo propõe renovação de Estado de Emergência e insiste em desconfinamento por fases

Novo Estado de Emergência é aprovado esta quinta-feira no Parlamento e estará em vigor de 2 a 16 de março.
Renovação era esperada.

Para já, tudo fica como estava. Esta quarta-feira, 24 de fevereiro, o Presidente da República propôs ao Parlamento a renovação do Estado de Emergência em Portugal até 16 de março. Mas vai já apontando o futuro, defendendo que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos”.

Segundo a Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa considera que “continua, infelizmente, a manter-se a situação de calamidade pública provocada pela pandemia da Covid-19”. Não é, por isso, “recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, de imediato, as medidas de restrição dos contactos, sem que os números desçam abaixo de patamares mais geríveis pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que sejam aumentadas as taxas de testagem e a vigilância de novas variantes, que a vacinação possa cobrir uma parte significativa da população mais vulnerável para a Covid-19, contribuindo para uma crescente imunidade de grupo”, adianta.

O Presidente defende ainda que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido”. “Impõe-se, em consequência, renovar uma vez mais o estado de emergência, para permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia”, acrescenta.

Este é o 12.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submete para autorização do Parlamento no atual contexto de pandemia de Covid-19, e será discutido e votado pelos deputados esta quinta-feira, dia 25, à tarde.

A renovação do estado de emergência tem aprovação assegurada, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN. O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23h59 da próxima segunda-feira, 1 de março. Esta renovação terá efeitos no período entre 2 e 16 de março.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT