A poucos meses do final do ano, muitos portugueses já só pensam nas escapadinhas de fim de semana e nas férias que querem marcar para 2024. Por isso, está na altura de começar a olhar para o calendário do próximo ano e perceber quais os feriados e pontes que pode aproveitar.
O ano vai começar logo da melhor maneira com um feriado na segunda-feira, 1 de janeiro, que será o primeiro fim de semana prolongado de 2024. Depois disso, pode começar a ignorar os primeiros meses, até porque o próximo feriado só surge em março.
A Sexta-feira Santa vai celebrar-se a 29 de março, o que pode sempre servir para tirar umas mini férias de Páscoa. Segue-se o 25 de Abril, que calha a uma quinta-feira e há a hipótese de colar uma folga ou um dia de férias no dia seguinte.
Para contar com uma nova ponte tem de esperar até ao feriado de Corpo de Deus, que vai calhar a 30 de maio, quinta-feira. Antes disso, pode ainda descansar um dia no Dia do Trabalhador, a 1 de maio, quarta-feira.
Para os lisboetas, um dos melhores meses é junho, com dois feriados numa só semana: o Dia de Portugal (10 junho), que este ano será numa segunda-feira, e o feriado municipal, o Dia de Santo António, assinalado a 13 de junho, quinta-feira.
Apesar de passar despercebido, no pico de verão também há um feriado: o Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto. No próximo ano, será uma quinta-feira. Depois de um mês inteiro sem feriados, chega finalmente outubro — mas não traz boas notícias, já que o feriado calha precisamente num sábado. Em novembro, pelo menos, pode-se descansar no Dia de Todos os Santos, sexta-feira.
O mês de dezembro também não vem com notícias agradáveis, uma vez que os feriados de 1 (Restauração da Independência) e 8 (Dia da Imaculada Conceição) calham a um domingo. Em 2024, o Natal será celebrado mesmo a meio da semana, numa quarta-feira.