NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Mau tempo e trovoada colocam o País sob aviso amarelo este fim de semana

O continente encontra-se sob influência de uma depressão fria. A região Norte será a mais afetada.

O mau tempo está de regresso nos primeiros dias de maio. Este fim de semana, se tinha planeadas atividades ao ar livre, o melhor é reorganizá-las. É que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos dias 3 e 4 de maio os aguaceiros serão uma constantes e chegam acompanhados por trovoada, em todo o País.

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo este sábado. O mau tempo começou a registar-se a sul, nas regiões de Faro e Beja, que chegou a ser atingida por um “mini tornado” na manhã desta sexta-feira, 2 de maio. Agora, está a seguir para Norte.

O aviso amarelo estará em vigor em Portugal Continental até às 21 horas desta sexta-feira, dia 2, e no sábado, dia 3, entre as 9 e as 21 horas. O IPMA prevê “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada”.

No sábado, as temperaturas mínimas vão voltar a descer em todo o País, sobretudo no Norte e Centro, oscilando entre os oito graus na Guarda e os 14 no Porto. As máximas serão de 16 (Viseu) e 19 (Leiria). As rajadas de vento poderão atingir os 21 quilómetros por hora, especialmente entre as 15 e 18 horas. Braga, Porto e Aveiro estão entre os distritos mais afetados. 

Em Lisboa, Santarém e Setúbal o cenário será semelhante, com temperaturas mínimas a rondar os 12 graus e máximas de 20. O vento poderá atingir os 24 quilómetros por hora, sobretudo por volta das 11 horas.

No domingo, dia 4, por sua vez, o IPMA prevê uma melhoria. Os aguaceiros vão continuar por todo o País, sobretudo nas regiões de Norte e Centro, mas o aviso amarelo já não estará em rigor, segundo o IPMA. Ainda assim, as rajadas de vento permanecerão fortes, podendo atingir os 22 quilómetros por hora.

 

 

ARTIGOS RECOMENDADOS