na cidade

Mau tempo dá origem a perto de 700 ocorrências no País — quase metade em Lisboa

O distrito foi dos mais afetados em Portugal com várias quedas de árvores e inundações durante todo o dia.

Até ao início da tarde deste sábado, 20 de fevereiro, tinham sido registadas em Portugal 478 ocorrências devido ao mau tempo que deixou quase todo o País em alerta laranja. Ao início da noite o número aumentou para um acumulado de quase 700. A maioria registaram-se no distrito de Lisboa, que foi o mais afetado.

Em Cascais, por exemplo, a linha de comboios esteve interrompida durante várias horas devido à queda de uma árvore. Na baixa da vila, próximo da baía, registaram-se inundações que danificaram equipamentos eletrónicos em vários negócios.

Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), confirmou à agência Lusa, aqui citado pelo “Notícias ao Minuto”, que existiram 692 ocorrências entre as oito da manhã e as 20 horas deste sábado.

Lisboa, o distrito mais afetado, contabilizou 399. Seguiram-se Leiria, com 76, e Setúbal, com 67. Durante este domingo, espera-se precipitação forte para os distritos de Beja e Faro, mas sem a intensidade do dia anterior como se verificou em Lisboa, Setúbal e Leiria.

O aviso laranja que se via em quase todo o País, passou a amarelo em toda a costa nacional, devido à agitação marítima. Só deve ser levantado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, na madrugada desta segunda-feira, 22 de fevereiro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT