A tradição começou em 2017 e vai voltar a repetir-se este ano. No próximo dia 31 de outubro, uma quinta-feira, o mais aterrorizante cortejo de Halloween de Portugal voltará a invadir as ruas de Melgaço, oferecendo, como de costume, “experiências de arrepiar e muita animação”.
A programação da “Noite dos Medos”, como é conhecido o evento, inclui serões temáticos, exposições, contos e exibições cinematográficas. “A ampla adesão que o evento tem recebido nos últimos anos fez com que o local inicial, Casa da Cultura, fosse substituído pelo Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, para o arranque da noite”, revela a autarquia.
O espaço estará ornamentado e preparado para receber o tradicional “welcome drink dos medos”, por volta das 21 horas. Seguir-se-á a apresentação do Concurso dos Medos, que nesta edição aborda os temas “Bruxas & Feiticeiros” (categoria escolar) e “Acompanhamento” (categoria grupo).
A noite prossegue com o famoso Cortejo dos Medos, que terá início em frente à Câmara Municipal, às 22h30, e termina no acesso ao castelo pela Rua Direita. “A iniciativa proporcionará à vila um verdadeiro ambiente de terror”, alertam os organizadores.
No Castelo de Melgaço, às 23h15, ocorrerá a Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas. Pouco depois começará um impressionante espetáculo de fogo Dire Dragons, com Rita Miguel. A animação continua noite fora, ao som do DJ Berto Boss.
Além da noite de 31 outubro, Melgaço irá acolher diversas iniciativas complementares nos vários espaços culturais da cidade até novembro. As festividades arrancaram a 16 de outubro com a inauguração da exposição “A Maldição”, na Casa da Cultura, que apresenta uma coleção de cartazes e fotografias alusivas a filmes clássicos dos géneros terror e suspense.
Uma das grandes novidades desta edição é a “Torre dos Medos”, uma mostra que será exibida no Castelo de Melgaço de 29 de outubro a 3 de novembro, voltada para o público infanto-juvenil, prometendo “algumas surpresas aterrorizantes”.
O programa do evento também inclui duas sessões de cinema na Casa da Cultura: “Exorcista”, no dia 25 de outubro, e “Múmias”, no dia 26. Os ingressos custam 3€ por pessoa e podem ser adquiridos no local.
“A realização da Noite dos Medos surge da necessidade de oferecer animação durante a época baixa e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do oculto, que são parte integrante da cultura da comunidade de Melgaço”, explica a autarquia.