Na cidade

A melhor praia fluvial da Europa é portuguesa e tem água a 30 graus

Friorentos, este oásis alentejano é para vocês. Desde 2017 que lidera a sua categoria nos World Travel Awards.
É um paraíso. Foto: TravelingColors.

É o refúgio de verão perfeito para os friorentos — e para quem quer fugir às enchentes de turistas que invadem o Algarve nesta altura do ano. Falamos da praia fluvial da Tapada Grande, na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, que tem recebido inúmeros elogios internacionais.

Este pequeno oásis alentejano é considerado o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores” nos World Travel Awards há sete anos consecutivos, desde 2017 — e não é difícil perceber o motivo. O ambiente tranquilo e sossegado é perfeito para famílias, mas o maior atrativo é a temperatura da água, que costuma rondar os 30 graus.

Com uma extensão de 100 metros, destaca-se “pela beleza natural, que se estende a toda a envolvente”. “Não tem muita confusão; por isso, é uma boa escolha para os miúdos aproveitarem o verão, tem bar de apoio, casas de banho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida”, explicou à NiT a Câmara Municipal de Mértola em 2022.

Localizada na albufeira da barragem da Tapada Grande, esta praia fluvial no Alentejo tem os galardões de Bandeira Azul (desde 2012), Qualidade de Ouro e de Praia Acessível. É vigiada por nadadores-salvadores, entre as 9 e as 19 horas, e ainda disponibiliza 31 chapéus de sol gratuitos, zonas relvadas, posto médico, um bar e um parque infantil para os miúdos. 

A menos de duas horas de carro de Faro e a três de Lisboa, esta praia oferece muito mais do que mergulhos. Para os que não gostam de passar o dia todo na toalha, também é possível alugar canoas e gaivotas para explorar as águas calmas da albufeira.

Ao redor existem espaços com mesas de piqueniques e assadores para quem trouxer comida de casa. Também pode simplesmente pedir uma bebida na esplanada do Bar da Praia, que serve refeições rápidas, como tostas e hambúrgueres.

“A infraestrutura de apoio está preparada para pessoas com mobilidade condicionada e tem cinco casas de banho, duas masculinas e femininas e outra para pessoas com mobilidade reduzida”, explicou a autarca. O oásis alentejano tem ainda um anfiteatro, onde ocasionalmente se realizam concertos e sessões de cinema ao ar livre.

Aqueles que procuram fazer uma visita cultural e não passar o dia todo na praia, também podem aproveitar e conhecer a localidade de Mértola, com o seu castelo e as vistas incríveis sobre o Guadiana e a região do Alentejo.

Carregue na galeria para ver mais imagens da praia fluvial da Tapada Grande.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT