Na cidade

Menores de 16 anos deixam de poder assistir a touradas

A idade mínima passa de 12 anos para 16, uma decisão baseada num relatório do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas.
Foi decidido agora.

Em Portugal, os menores de 16 anos vão deixar de poder assistir a touradas, foi determinado pelo governo esta quinta-feira, 14 de outubro. Até agora, a idade mínima para assistir a espetáculos tauromáquicos era 12 anos mas o aumento foi decidido com base num relatório do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas.

De acordo com a TVI, a medida agora aprovada em Conselho de Ministros surge na sequência de relatório deste Comité, datado de 27 de setembro de 2019, “que defende o aumento da idade mínima para assistir a espetáculos tauromáquicos em Portugal”.

Os 16 anos são, também, a idade mínima para “o acesso e exercício das atividades de artista tauromáquico e de auxiliar de espetáculo tauromáquico”, conclui a determinação.

Depois da notícia, o PAN já reagiu, apreciando o facto de ter sido cumprido “o acordo que ficou estabelecido” entre o partido e o governo nas negociações do Orçamento do Estado 2021 e acrescentando em comunicado: “Finalmente o estado português protege as crianças e jovens da violência da tauromaquia”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT