Na cidade

MEO Kalorama está a plantar mil árvores no Parque da Bela Vista

O festival deu início ao processo de reflorestação do recinto. Deve ficar concluído até ao final de fevereiro.
O palco foi desenhado por Aka Corleone.

Quando o verão de 2022 estava prestes a terminar, num complicado período pós-pandémico, o MEO Kalorama surgiu para encerrar a época festivaleira. Ousou tomar o espaço do outro grande evento de música da cidade — o Rock in Rio Lisboa, que a cada dois anos se instalava no Parque da Bela Vista, desde 2004.

Desde o seu ano de estreia, o posicionamento do Kalorama baseia-se numa tripla repetida constantemente e que se reflete no terreno: música, arte e sustentabilidade. Este terceiro pilar é particularmente importante para a organização, que tem procurado melhorar o recinto a que chama casa.

Esta sexta-feira, 16 de fevereiro, os parceiros do MEO Kalorama juntaram-se à Câmara Municipal de Lisboa para dar início à reflorestação do Parque da Bela Vista. Com a colaboração de um grupo de populares de Chelas, que incluía inúmeros miúdos, foram plantadas as primeiras 80 árvores das mil previstas.

Os responsáveis pela iniciativa afirma, que o processo ficará concluído até ao final de fevereiro, com o intuido de “mitigar as emissões de carbono do festival”, sendo que o foco da plantação ocorre nas traseiras do palco principal.

Outro dos aliados nesta luta é “a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que selecionou as espécies que vão ser plantadas no recinto. O objetivo é garantir uma maior resiliência do ecossistema”, informou a organização. Os fatores a ter em conta foram “a capacidade de absorção de carbono, a adaptabilidade ao clima local e a compatibilidade com a vegetação nativa”.

O MEO Kalorama regressa este ano para uma terceira edição, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, entre os dias 29 e 31 de gosto. LCD Soundsystem, Massive Attack, Sam Smith, Jungle e The Smile são alguns dos nomes já confirmados no cartaz. Os passes de três dias para a edição de 2024 já estão disponíveis online por 145€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT