Na cidade

Meta com problemas: Facebook, Messenger, Instagram e Threads estão em baixo

A instabilidade nas plataformas do grupo liderado por Mark Zuckerberg começou por volta das 10 da manhã desta terça-feira, 5 de março.
Meta já reconheceu que o serviço está em baixo.

As três principais plataformas do grupo Meta — Facebook, Instagram e Messenger — estão inacessíveis há várias horas. As falhas desta terça-feira, 5 de março, têm sido comunicadas por utilizadores um pouco por todo o mundo, detalha o site Down Detector. As interrupções começaram por volta das 10 horas da manhã, avança a Reuters, quando foram registadas mais de 300 mil interrupções no Facebook e cerca de 40 mil no Instagram.

“Estamos cientes de que as pessoas estão a ter problemas para acessar aos nossos serviços. Estamos a trabalhar para resolver o problema neste momento”, reconheceu o porta-voz da Meta, Andy Stone, na rede social X (antigo Twitter). 

A publicação da Meta na plataforma da concorrência (para comunicar com os seus utilizadores) não passou despercebida — e rapidamente se tornou viral.  Aliás, o assunto é um dos #trendingtopics (assuntos mais comentados do dia) no X. 

A empresa ainda não avançou eventuais causas para o problema.  Porém, a página empresarial da Meta que reporta o estado do serviço refere a existência de “grandes interrupções” no centro de administração do grupo, bem como no login do Facebook, o serviço que permite aos utilizadores aceder aos serviços de terceiros usando as credenciais da rede social. 

Excecionalmente, a interrupção coincidiu com problemas de login na plataforma Google, refere o jornal britânico “The Guardian”, sugerindo uma causa comum entre os problemas das duas gigantes tecnológicas que detêm a maioria das infraestruturas que utilizam. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT