Na cidade

Meteorito pintou o céu de Portugal de verde e azul. As imagens são incríveis

Uma bola de fogo atravessou o País de norte a sul e foi avistada em vários distritos. Terá caído em Viseu.
Atravessou o País.

Poucos minutos antes da meia-noite deste sábado, 18 de maio, o céu ficou instantaneamente iluminado de azul. O enorme clarão ter-se-á seguido de um estrondo. O incrível fenómeno, avistado em diferentes distritos, de norte a sul do País, foi captado em vídeo por muitas pessoas e o momento já chegou às redes sociais.  A Proteção Civil alertou para a queda de um meteorito na zona de Pinheiro, Castro de Aire, Viseu.

Nos minutos seguintes ao avistamento, várias pessoas questionaram nas redes sociais do que se teria tratado. Ainda sem mais pormenores, sabe-se que poderá ter-se tratado de meteorito extremamente brilhante, que terá explodido ao entrar na atmosfera, dando origem a uma bola de fogo.

O tom esverdeado deixado pelo rasto dos meteoritos, como o que apareceu este sábado em Portugal, deve-se à presença de certos minerais e elementos nestes fragmentos de corpos celestes. A entrada na atmosfera da Terra a velocidades extremamente elevadas, cria uma fricção que pode fazer com que se ilumine em cores diferentes. É um fenómeno semelhante ao que ocorre durante o anoitecer, quando a luz do sol muda para uns tons de vermelho ou laranja. A diferença é que, neste caso, o processo é muito mais rápido e dramático devido à velocidade a que se desloca o meteorito.

Por precaução, a Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire. O objetivo agora é perceber onde caíram os fragmentos, mas durante a madrugada ainda não tinha sido encontrado nada.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT